Especialistas apontam causa dos tremores de terra em Sete Lagoas e região

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
O Jornal de Matozinhos solicita o Ambientalista do Projeto Manuelzão Procópio de Castro, um esclarecimento sobre os tremores de terra na nossa região.
De acordo com Castro a região é calcária e de risco geológico onde acomodação de cavernas subterrâneas são inerentes ao sistema. Estas cavernas são formadas pelas dissoluções do calcário pela água. Se a chuva é acida agrava e acelera o processo.
“Tenho proposto um seminário envolvendo os três subcomitês de bacia da região para debater o assunto de forma técnica e transdisciplinar. O Ribeirão da Mata, o Ribeirão Jequitibá e o Carste são atingidos e seus subcomitês são uma boa instancia para articular com as prefeituras, ICMBIO, DNPM e demais instituições. A população está em risco embora os tremores sejam de baixo impacto. Mas é aterrorizante passar por um. Se a epicentro for próximo a casas pode haver desabamentos, principalmente se acontecer dolinamento superficial – o solo afunda”. Esclarece.
O ambientalista ainda disse que a captação de aguas subterrâneas comum a toda a região, agrava o problema criando vazios e diminuindo a pressão da sustentação dos vazios, provocados principalmente considerando a seca prologada e que a região passou nos últimos anos. Recomendações aos moradores é de alicerçar bem as construções e sair das casas para local aberto.
“Estas são hipóteses que necessitam de estudos de hidrogeologia mais detalhados e se possível a implantação de sismógrafos na região”.
Até agora é a mídia local que tem divulgado, isto não basta, e o tema é complexo. Por isto a proposta de um seminário técnico que além do debate esclarecedor possa propor soluções e trazer informações à população.

VIARedação
FONTEInformatos
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA