Sete Lagoas confirma primeiro óbito por vírus do H1N1

óbito

Na tarde de hoje (17/05) a Fundação Ezequiel Dias (Funed) enviou para a Secretaria de Saúde de Sete Lagoas a confirmação do primeiro óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – Influenza – na cidade. Trata-se de um senhor, de 55 anos, residente no bairro Nova Cidade. O paciente veio a óbito no dia 25 de abril, quando estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).

Até o momento, os exames de 10 pacientes de Sete Lagoas e 4 de outras cidades – atendidos em Sete Lagoas – estão sendo investigados pela Funed. Destes, 5 pacientes vieram a óbito, sendo 3 ainda sem confirmação do diagnóstico pela Funed. O outro óbito já confirmado pela Funed é de um paciente oriundo da cidade de Funilândia.

Vale lembrar que a campanha de vacinação contra a Influenza está acontecendo na cidade até essa sexta-feira (20/04) nas unidades de saúde com sala de vacina. Público alvo: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias), idosos (acima de 60 anos), trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidade.  ENTENDA A INFLUENZA

 

Transmissão 

O H1N1 é transmitido através de secreções respiratórias, principalmente por meio da tosse ou espirro. As chances de transmissão aumentam em casos de contato próximo, principalmente em locais fechados, com alguém que apresente sintomas de gripe. Os sintomas podem iniciar no período de um a quatro dias após o contato.

Sintomas

Febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e pelo menos um desses sintomas: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações ou dificuldade respiratória.

Medidas preventivas

Essas medidas evitam não só a Influenza, mas outras doenças respiratórias:

  • Frequente higienização com água e sabão ou álcool gel. Principalmente após tossir, espirrar e antes de consumir alimentos;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos e
  • Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre.

VIARedação
FONTEAscom Saúde
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA