Temporada de Teatro apresenta temática negra e feminina no Casarão

Foto: Teatro
Foto: Divulgação

“Memórias de Bitita – o coração que não silenciou”, do grupo belorizontino Circo Teatro Olho da Rua, apresenta as várias facetas de Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo”, livro traduzido para 13 idiomas e publicado em mais de 40 países. A peça faz parte da 3ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas e será encenada neste sábado (4), às 20h, no anfiteatro do Casarão Nhô Quin Drumond (Praça Tiradentes, Centro) com entrada franca.

O espetáculo cênico-musical é uma livre adaptação da obra da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), também belorizontina. A peça apresenta a força, a determinação, a generosidade e o lirismo contidos nos diários e composições musicais da autora. Negra, favelada e semianalfabeta, o texto revela uma mulher sensível, plenamente consciente de seu lugar e o papel que deveria ocupar: ser cronista de uma realidade onde nossa principal característica – ser humano – é sistematicamente ultrajada e a cidadania negada. O espetáculo tem como objetivo dar voz a uma mulher extraordinária que, a despeito de seu enorme talento, morreu como sempre viveu: pobre!

Para a construção da dramaturgia foram costurados fragmentos dos seus diários as vivências, reflexões e acontecimentos, que podem ser transportados claramente para os dias atuais. Carolina escreveu, por exemplo, em 20 de maio de 1958 (…) “quando um político diz nos seus discursos que está ao lado do povo, que visa incluir-se na política para melhorar as nossas condições de vida pedindo o nosso voto e prometendo congelar os preços, já está ciente que abordando este grave problema ele vence nas urnas. Depois divorcia-se do povo. Olha o povo com os olhos semi-cerrados. Com um orgulho que fere a nossa sensibilidade”.

 A 3º Temporada de Teatro de Sete Lagoas – que tem realização da Preqaria Cia de Teatro e apresentação do Circuito Cultural Cimento Nacional, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Ficha Técnica

Elenco: Carlandréia Ribeiro, Eda Costa, Juliene Lellis com participação especial de Jacó do Nascimento

Músicos/banda: Alice Valle, Gabriela Costa, Fernando Ventureli e Junim Ribeiro

Direção: Jacó do Nascimento

Preparação vocal: Eda Costa

Preparação corporal: Dulce Beltrão

Direção musical: Junim Ribeiro

Figurinos: Ricca

Dramaturgia, idealização do projeto e pesquisa: Carlandréia Ribeiro

Fotos: Victor Maestro

Produção executiva: Aláfia Cultura e Carlandréia Ribeiro

Realização: Gr

VIARedação
FONTEMarcelo Sander
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA