Brincar de Roda na Serra de Santa Helena

Cantigas do folclore brasileiro servem de mote para interação com público no alto da Serra

Foto Serra Santa Helena

Foto Serra Santa Helena

O próximo local a receber um espetáculo da 3ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas é a Serra de Santa Helena. Neste domingo (19), às 11h da manhã, o Popularizô – Grupo de Teatro apresenta “Brincar de Roda”, com entrada franca. O espetáculo é o resultado de uma pesquisa em torno das antigas cantigas de roda, consideradas material folclórico de grande importância na manutenção do patrimônio histórico imaterial do povo brasileiro. Uma ótima opção para adultos e crianças.

Resgatando antigas brincadeiras de roda, o grupo de Sete Lagoas resgata também o lúdico na plateia por meio do folclore brasileiro, despertando o interesse pela cultura popular. Brincando de roda as pessoas exercitam a alegria e a fantasia e estimulam o gosto por cantar. “Durante o trabalho de pesquisa descobriu-se que existiam várias cantigas pouco conhecidas, além de versões diferentes para o mesmo tema. No total foram catalogadas 100 cantigas, que são incluídas no espetáculo de acordo com repertório a ser apresentado”, diz o consagrado diretor sete-lagoano José Eustáquio Corrêa.

O espetáculo “Brincar de Roda” teve sua montagem em 1998 e é a mais antiga montagem do Popularizô, que já conta com 16 anos de existência. Fazem parte do elenco Larissa Lorrany, Paulinho do Boi, José Eustáquio Corrêa, Clarice Rodrigues, João Pedro Rufino e Cinthia Galuppo. O texto e a direção são de José Eustáquio Corrêa.

A 3º Temporada de Teatro de Sete Lagoas – que tem realização da Preqaria Cia de Teatro e apresentação do Circuito Cultural Cimento Nacional, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – tem correalização da Prefeitura de Sete Lagoas, Sinparc e Campanha de Popularização do Teatro e da Dança-MG.

 

VIAMarcelo Sander
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA