Sete Lagoas pode deixar de atender 39 municípios na área da saúde

Foto: Da Redação
Foto: Da Redação

No ultimo sábado (06), a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas através do Prefeito e do Secretário de Saúde, decretou Calamidade Pública Financeira na saúde (Veja aqui). Por este motivo na tarde desta segunda-feira (07), o Secretário, Claudio Busu, concedeu uma entrevista coletiva para impressa com intuito de esclarecer o fato.

Segundo o secretário a falta de repasse do Governo Federal, e os pacientes das 39 cidades que são atendidos em Sete Lagoas sobrecarregam o SUS do município. Além disso, ainda segundo o secretário, diversas emendas de parlamentares estão bloqueadas no estado. Esses são os principais motivos que levaram a cidade a decretar a calamidade.

Sete Lagoas pode deixar de atender os municípios vizinhos por falta de verba, se o município gastar 18 mil na saúde, apenas 2 mil é de pacientes da cidade, os outros 16 mil são em pacientes da região. Claudio ainda afirmou que, BH, fechou as portas para a região, e Sete Lagoas acabou recebendo essa demanda e ficando sobrecarregada, recebendo pacientes de cidades como Matozinhos, e Pedro Leopoldo.

CIDADES QUE PODEM FICAR SEM O ATENDIMENTO:

Abaeté, Araçai, Augusto de Lima, Baldim, Biquinhas, Bonópolis, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cedro Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Inimutaba, Jequitibá, Maravilhas, Matozinhos, Monjolos, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompeu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Quartel Feral, Santana de Pirapama, Santo Hipólito, Sete Lagoas, Três Marias, Várzea da Palma e Virgem da Lapa.

DO OUTRO LADO

Por outro lado Foi instaurada na Câmara Municipal, durante a Reunião Ordinária da ultima terça-feira 02, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na secretaria municipal de Saúde.

De acordo com os parlamentares uma verba destinada para saúde foi aplicada em outros fins, na Prefeitura Municipal, mas será confirmado se é verídico ou não, após a conclusão da CPI que esta previsto para terminas em 120 dias.

VIARedação
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Haja incoerência, ou falta de bom senso no uso das palavras, dizer que, alguns municípios deixarão de ser atendidos, pele Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, é uma coisa. Agora listar-se os municípios que não serão mais assistidos e entre eles incluir Sete Lagoas, é no mínimo uma gafe ou insanidade.

DEIXE UMA RESPOSTA