Sete Lagoas perde serviço de tratamento de câncer

Foto: o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Sete Lagoas, que ainda não conta com tratamento de radioterapia, foi vistoriado por uma equipe técnica do Ministério da Saúde que pronunciou-se contrariamente à sua reabilitação.

Em julho de 2015, foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a Deliberação 2144 sobre o “DIAGNÓSTICO E DIRETRIZES PARA O PLANO DE AÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM ONCOLOGIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS”. Nesta decisão foi proposta a criação de 18 territórios no Estado, onde serão organizados em cada um

Em julho de 2015, foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a Deliberação 2144 sobre o “DIAGNÓSTICO E DIRETRIZES PARA O PLANO DE AÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM ONCOLOGIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS”. Nesta decisão foi proposta a criação de 18 territórios no Estado, onde serão organizados em cada um deles a rede de atenção em oncologia. Estes territórios deverão garantir a atenção integral em oncologia para a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com isso, todos os serviços oncológicos foram vistoriados entre outubro de 2015 à março de 2016 para avaliação do processo de trabalho e capacidade para cumprimento dos parâmetros de execução propostos pela Portaria 140/2014. Tanto na Santa Casa de Cataguases, quanto no Hospital Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas, foram identificadas inconformidades que impossibilitaram a permanência de suas habilitações.

Santa Casa de Cataguases está localizada a 50 Km do Hospital Cristiano Varella, de Muriaé, uma das principais referências de tratamento oncológico no Estado. Desse modo, o Hospital de Cataguases será desabilitado e a população será referenciada para tratamento na Fundação Cristiano Varella para que um serviço de oncologia clínica seja criado em Cataguases, coordenado pelo Hospital Cristiano Varella, conforme preconizado na Portaria 140/2014. Já o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Sete Lagoas, que ainda não conta com tratamento de radioterapia, foi vistoriado por uma equipe técnica do Ministério da Saúde que pronunciou-se contrariamente à sua reabilitação.

 

VIARedação
FONTEJornalismo SES-MG
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um fato mto triste diante de tantos problemas que a cidade e os municípios saíram perdendo no mandato deste atual prefeito Márcio. Mas quem sabe o cidadão não aprende com este erro e aprende a votar. Desde o inicio era previsto pois o que esperar de um Deputado que agride um repórter???? Acorda povo setelagoano e deixem de serem puxa saco…

  2. Caso você não saiba Ana a verba vem da união e do estado, sendo o município participando muito pouco com verbas para a manutenção do hospital. Agora te pergunto CADE O DEPUTADO DO POVO DE SETE LAGOAS?? SETE LAGOAS ESTA PAGANDO BEM CARO PELA SUAS ESCOLHAS. O prefeito nada pode fazer sem o auxílio do estado e união. Agora quem sabe com esse novo prefeito eleito com a ajuda do deputado as coisas melhorem neh. Boa sorte Sete Lagoas.

  3. Sim a verba pode vir de onde for estado, país do que tiver que vir. Mais se não tiver um governante que tenha compaixão pelo povo vai dar nisso e o pobre que se f… Na saúde, educação, no trabalho pq este prefeito nunca se importou com o povo agora me responde a cidade ficou do jeito q ficou e o bolso do Sr. Marcio??? Com certeza não meu caro neste mandato o salario dele permaneceu do jeitinho q começou e ainda teve coragem de se reeleger novamente. Continuo com o meu pensamento esse homem deveria ser preso por suas atitudes absurdas de agressão física pelas que qual este Sr. Marcio fez mas creio na justiça divina. DEUS NÃO ABANDONA SEUS FILHOS.

DEIXE UMA RESPOSTA