URGENTE – Ministério da Saúde confirma credenciamento do HNSG para serviços de Oncologia

Foto: Divulgação

Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 7 de março, uma portaria que mantém a habilitação do Hospital Nossa Senhora das Graças para os serviços de Alta Complexidade em Oncologia.

O documento, que é assinado pelo Secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, lista o HNSG como referência. Desta forma, o serviço de Oncologia do Hospital fica oficialmente credenciado para prestar atendimento aos pacientes da cidade e dos outros 37 municípios da microrregião.

De acordo com a coordenadora do Gestão SUS do HNSG, Aline Ituassu, atualmente, 800 pacientes estão em atendimento oncológico na unidade. “Apesar de todos os rumores sobre o possível descredenciamento do HNSG, em momento algum houve paralisação ou redução do atendimento”, afirma Aline que garante, ainda, que houve melhora na prestação do serviço. “O HNSG absorveu parte da demanda que era do município no que diz respeito à marcação de consultas, às consultas em si e a alguns exames. Desde setembro passado implantamos um novo fluxo de trabalho, que não permite que o paciente se perca no processo e seja atendido com mais agilidade. Com isso, não há mais fila de espera para consultas e retornos”, explica.

Com relação às informações que deram origem aos rumores sobre a paralização do serviço e transferência para Curvelo, Aline foi categórica: “Desde que fomos visitados pela comissão de avaliação do Ministério de Saúde em 2015, não recebemos nenhum parecer ou relatório oficial. Houve apenas a publicação de uma notícia do site da Secretaria de Estado da Saúde que citava o credenciamento de Curvelo e inconformidades detectadas aqui, mas nenhuma comunicação formal ou oficial”, defende a coordenadora, que explica ainda que as avaliações e monitoramentos por parte do Ministério da Saúde são procedimentos de rotina que acontecem não só no HNSG, mas em toda e qualquer entidade que preste serviços para o Sistema Único de Saúde.

Para o presidente da INSG, entidade mantenedora do HNSG, Heber Henrique Moreira, a Secretaria de Saúde tem sido uma grande parceira nesse processo. “O Hospital tem trabalhado de forma muito alinhada com a Prefeitura, o que vem possibilitando uma eficiência maior na prestação de serviços em Oncologia. A participação da Secretaria de Saúde tem sido de grande importância”, admite.

 

 

VIARedação
FONTEAscom HNSG
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA