Iveco de Sete Lagoas coloca Minas em destaque na produção nacional de caminhões

O começo das operações da fábrica da Iveco em Sete Lagoas, no ano 2000, colocou Minas Gerais entre os Estados brasileiros que produzem veículos pesados. A construção demandou investimentos iniciais de R$ 570 milhões.

Atualmente, a fábrica ocupa 600 mil metros quadrados em uma área de 2,35 milhões de metros quadrados, da qual também faz parte um campo de provas, o primeiro do setor no país, inaugurado em 2015.

“Minas Gerais tem uma importância estratégica para a Iveco. Sua localização privilegiada, próximo a grandes centros consumidores, e a história do Grupo CNH Industrial, do qual a Iveco faz parte, que tem outras unidades fabris no Estado, como a fábrica de máquinas de construção em Contagem, são alguns fatores que proporcionaram o sucesso dessa parceria com os mineiros”, explica Ricardo Barion, diretor de marketing da empresa para a América Latina.

Além da Iveco, a Mercedes-Benz também produz caminhões em Minas, mais precisamente em Juiz de Fora, desde 2012. Atualmente, saem da unidade localizada na cidade da Zona da Mata a linha Actros e as cabines para quatro modelos da Mercedes: o Atego, o Accelo, o Atron 1635 e o Axor.

Marca nacional

Depois da pioneira FNM, outras empresas criadas no Brasil também produziram caminhões, mas a maioria fechou as portas ou saiu do setor.

A única que sobreviveu e que ainda permanece no mercado é a Agrale. A fabricante nacional com sede em Caxias do Sul (RS) lançou seu primeiro caminhão, o TX-1100, em 1982 e, atualmente, produz três linhas de pesados em sua planta industrial.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA