Campanha solidária busca auxiliar jovem sete-lagoana em seu tratamento de periodontia

Foto: Divulgação

“Tira-me o pão, se quiseres, tira-me o ar, mas não me tires o riso”. Pablo Neruda já cantava o sorriso como o bálsamo capaz de aliviar dores, como esperança da chegada e aconchego certo, sem o qual ele morreria. Longe do contexto da guerra no qual a música foi escrita, mas com o mesmo valor, o sorriso tem importância fundamental na vida do homem. Etapa de uma paquera, valor no trabalho, sinal de felicidade e alegria, o sorriso encanta.

Na vida da auxiliar docente Carine dos Santos, o valor do sorriso é ainda maior. Ela sempre teve uma falha nos dentes, o que a deixava envergonhada e com o riso restrito; mas a situação se agravou ao descobrir que possuía uma periodontia. O uso do aparelho ortodôntico parecia a solução para o problema da imperfeição nos dentes, porém ao retirá-lo – após cinco anos de uso – Carine descobriu que estava em estágio avançado de uma inflamação sistêmica na região bucal.

A doença periodontal é caracterizada por um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que afeta o tecido da gengiva e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. Há três estágios da doença, que varia do menos ao mais grave: gengivite, periodontite e periodontite avançada. No caso de Carine, a má oclusão favorece a perda óssea, por isso é preciso que o tratamento seja realizado o quanto antes para não ser necessário o enxerto ósseo em uma área muito extensa, o que levaria a uma demanda de internação hospitalar, anestesia geral e equipe multidisciplinar para realizar o procedimento.

O diagnóstico avançado da doença representa um grave problema na vida da jovem de 31 anos. De origem humilde, Carine não possui renda suficiente para arcar com os gastos do tratamento, orçado inicialmente em R$39.600,00. A urgência do tratamento e a dificuldade em arrecadar o valor do implante motivaram Carine – incentivada por seus colegas de trabalho – a promover uma campanha de arrecadação financeira, com o objetivo de custear os gastos com o implante. A proposta é utilizar, especialmente, as redes sociais para conseguir maior alcance da campanha.

Os interessados em ajudar a Carine podem fazer doações pelo site www.vaquinhaparacarine.com.br, pelo Facebook (www.facebook.com/pg/vaquinhaparacarine) ou por meio do depósito em conta (Banco Itaú, Agência 7349, Conta 136684,  favorecido – Carine dos Santos Pereira). Aqueles que não puderem ajudar financeiramente podem contribuir com a divulgação da campanha nas mídias sociais.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA