De volta à pauta na Câmara, causa animal tem rico debate em Audiência Pública

Foto: Divulgação

Foi bastante concorrida a Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal para debater políticas públicas para o controle de animais abandonados em Sete Lagoas. O vereador Ismael Soares (PP) foi quem requereu e presidiu a sessão que aconteceu nessa quinta-feira (24) e contou com a presença de diversas entidades que trabalham em prol da causa animal. Vários protetores voluntários também participaram para compartilhar experiências e sugerir ações.

Durante os trabalhos Ismael reforçou a conquista recente de um veículo Dobló que vai servir ao Castramóvel. O vereador divulgou ainda a Lei 8647/2017 sancionada recentemente pelo prefeito que “dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos através de uma unidade móvel – projeto castramóvel – de esterilização e de educação”.

A origem do projeto tem autoria do vereador Ismael que abraçou a causa e comemorou o fato de “há 12 anos os protetores cobram ações e conseguimos o carro para o castramóvel, está aí, é verdade. Então, estamos avançando e vamos conseguir mais”, disse antes de divulgar a promessa de uma emenda do deputado estadual Noraldino Júnior para a aquisição de um container equipado para fazer as castrações de animais de rua.

Noraldino foi representado pela protetora Daniela Araújo que palestrou sobre um projeto de conscientização que desenvolve em escolas de Nova Lima, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Ela defende a conscientização como principal arma no controle, abandono e superpopulação de animais. A protetora esclareceu também sobre captação de recursos que podem ser conseguidos por ONGs para o trabalho.

O prefeito Leone Maciel fez questão de participar para mostrar a satisfação em sancionar a lei do castramóvel. De acordo com Leone, “queremos uma cidade saudável. E cuidar dos animais é cuidar da saúde da nossa população”. Falou o gestor antes de pedir a ata da sessão para avaliar a possibilidade de novas sessões.

O movimento mineiro pelos direitos dos animais foi representado por Adriana Araújo que esclareceu sobre a Lei estadual 21970/2016 que trata do “manejo populacional ético de cães e gatos”. Entre outras situações, a lei proíbe o sacrifício de animais para controle populacional. O Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (GAPA) e a Organização Não Governamental (ONG) ASPA7 também marcaram presença.

O vereador Milton Martins (PSC) também defendeu campanhas educativas e lembrou do seu primeiro cachorro de estimação. Gilson Liboreiro chamou de “causa especial” a reunião. O vereador também recordou de uma campanha de castração realizada por ele na década de 1990 quando era prefeito de Cordisburgo.

Autor conjunto do requerimento para a realização da Audiência, Renato Gomes foi o responsável por apontar os encaminhamentos da sessão. O vereador entende que o poder Executivo pode se responsabilizar por parcerias público privadas para restauração do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A doação dos contribuintes para ONGs através da conta de água e diminuição de impostos para clínicas que fazem castração a baixo custo, foram algumas das sugestões colocadas. Uma comissão formada pelos vereadores Renato Gomes, Ismael Soares, Milton Martins, Gilson Liboreiro, representantes das secretarias de Meio Ambiente e de Saúde foi nomeada. Os membros vão se reunir para formatar um documento com todos os encaminhamentos que será entregue ao Executivo.

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA