Emoção marca o início do IV Festival de Inverno/Primavera

Cerimônia com encontro de congados é a primeira das 60 atrações gratuitas

Emoção e tradição marcaram a abertura do IV Festival de Inverno/Primavera de Sete Lagoas realizado pela Prefeitura Municipal de Sete Lagoas por meio da Secretaria de Cultura e Juventude. A cerimônia que ocorreu no Casarão foi marcada por apresentações artísticas, pronunciamentos e pelo grande encontro de três guardas do congo: Nossa Senhora do Rosário, Divino Espírito Santo e Moçambique Imaculada Conceição.  O evento contou com a presença dos ilustres homenageados desta edição: Dona Native e Sr. Manoel. “Esse festival está sendo feito em viés da nossa gente, precisamos valorizar o que é nosso e, logo, nada mais expressivo do que ter esses dois nomes conosco nessa festividade”, discursou o prefeito.

O início do evento foi marcado pela projeção mapeada “As Sete Dimensões do Azul Profundo” do Capucci Produções nas paredes do monumento turístico. Cores, imagens e sons transportaram todos os presentes para a história dos 150 anos da cidade. Logo em seguida, o prefeito deu as boas vindas para as guardas que deram continuidade a festa. “É um privilégio conseguirmos reunir pessoas tão importantes para nossa história dentro desse lugar. Começamos muito bem esse festival que tem tudo para ficar marcado”, afirmou Anderson Cleber, secretário de cultura.

Dona Native e o Senhor Manoel, homenageados desta edição, foram os grandes anfitriões da solenidade. Emocionados, eles receberam as referências e homenagens das guardas de congado e assistiram toda a cerimônia que também deu início a exposição que conta um pouco da história dos dois. Em nome deles, a sobrinha Raiane Aparecida agradeceu ao prefeito por reconhecer a importância dos dois e escolhê-los para representar o Festival. “É um orgulho fazer parte deste evento, sabemos da importância que ambos tem para a cultura de nossa cidade”, finalizou. O rei congo do Estado de Minas Gerais, Rodolfo França e a rainha, Isabel Casimiro também prestigiaram a abertura.

A festa contou ainda com a declamação do folclorista e diretor do Casarão Paulinho do Boi e a apresentação do Odara Cumbá que tem em sua formação os músicos Mestre Saúva, Paulinho Godoy, Lorenzo e Bruno do Moçambique. “Esse foi apenas a abertura das mais de 50 atrações que teremos gratuitas. O festival se estende até o dia 24 e dessa vez, será diferente. Levaremos atividades culturais de alta qualidade para os quatro pontos da cidade”, finalizou Alan Keller, sub secretário da pasta.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA