“Dia D” da campanha contra o sarampo será neste sábado

Foto: Divulgação

Desde a última segunda-feira, 10, Sete Lagoas participa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo quando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer 18 salas de imunização para o público alvo da campanha que terá, neste sábado, 15, o “Dia D” com um plantão especial de 8h às 17h.

A campanha é dirigida a completar o esquema vacinal de crianças a partir de 5 anos, adolescentes e jovens até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias). O objetivo é atender quem ainda não foi vacinado ou está em atraso com alguma dose contra o sarampo.

Já o “Dia D” é uma grande oportunidade de verificar o cartão de vacinas e reforçar a proteção. A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas desatualizados.

HORÁRIO E PRAZO

Até o dia 13 de março todas as 18 salas de vacinas localizadas em unidades da Atenção Primária estarão participando da campanha. O horário de funcionamento é de 8 às 16h, de segunda a sexta-feira. Para receber a dose da vacina é preciso apresentar o Cartão Vacinal e o documento de identidade.

A DOENÇA

O Sarampo é uma infecção viral que pode ser grave, principalmente em crianças. É uma doença altamente contagiosa transmitida principalmente através de gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro) e saliva. Seus sintomas típicos são febre, exantema (“pintinhas” vermelhas pelo corpo), conjuntivite, tosse e coriza. “Foram registrados casos recentes da doença no Brasil, por isso a imunização ganhou grande importância”, comenta o responsável pela Referência Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Guilherme Abreu Menezes.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Centros de Saúde

Santa Luzia, Santo Antônio, Várzea, São João, Orozimbo Macedo, Manoa, Montreal e Progresso.

UBS

Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale.

ESF

CDI 1, Catarina, Esperança, Eldorado, Alvorada, Fazenda Velha e Barreiro

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA