Os primeiros voos em aeronaves de pequeno porte, ligando Belo Horizonte a 12 municípios mineiros, começam a decolar a partir de 17 de agosto, do aeroporto da Pampulha e devem contribuir para movimentar o terminal. Desde o início do ano, depois da saída da companhia Azul, o aeroporto da Pampulha enfrenta o crescimento da ociosidade, com queda de aproximadamente 60% do movimento.
O projeto de integração aérea regional (Pirma), responsável pelas novas rotas, terá 60 voos semanais, sendo que para Curvelo, Divinópolis, Juiz de Fora e São João del-Rei a periodicidade é diária. Também estão na rota os municípios de Diamantina, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa.
Os passageiros já podem consultar a grade de voos pelo site voeminasgerais.com.br. O sistema será o mesmo adotado pelas companhias aéreas, via e-commerce (cartão de crédito) e emissão imediata do bilhete.
A tarifa média será de R$ 300 por trecho. . O trecho mais barato é Belo Horizonte-Divinópolis, a partir de R$ 160.
O projeto de integração aérea regional foi lançado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig) e pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), com objetivo de estimular o desenvolvimento do estado.
O governo de Minas vai assumir o custo operacional para viabilizar os voos, operados pela Two Táxi Aéreo Ltda, vencedora da licitação. Em uma segunda etapa, caso os voos se mostrem viáveis economicamente, serão incluídas novas localidades, além de aumentada a frequência.As viagens serão feitas em aeronaves de pequeno porte, do modelo Cessna Grand Caravan 208, com capacidade para nove passageiros, além de dois tripulantes. O valor do investimento não foi divulgado.