Nesta quarta-feira (14) o Democrata Futebol Clube, mais conhecido como Democrata de Sete Lagoas, completa 103 anos. o Democrata foi fundado em 14 de Julho de 1914, após seguidas reuiniões de seus fundadores no “Bar Chique”, ponto de encontro da sociedade setelagoana da época.
A reunião do ato de fundação ocorreu na sala da residência do sr. Bernardo de Figueiredo, o Paizinho, conhecido maestro da banda União dos Artistas. No mesmo dia, a nova sociedade esportiva criada receberia o nome de Democrata Futebol.
O primeiro uniforme do Democrata foi encomendado, por meio de telegrama, a uma casa especializada localizada no Rio de Janeiro, com o dinheiro arrecadado na reunião de fundação do clube. Os uniformes foram recebidos no dia 25 de junho de 1914 e já apresentavam as listras verticais em vermelho e branco na camisa.
A primeira partida da história do Democrata ocorreu no dia 6 de setembro de 1914, contra o Ordem e Progresso, da cidade de Matozinhos. O Democrata venceu por 4×1, entrando em campo com a seguinte escalação: Álvaro Rosa; João Neto e Laerte Ramos; Aglófile Patry, Augusto Otoni e Francisco Andrade; Alfredo dos Santos, Raimundo Simões, Jael Andrade, Honório Otoni e Ildefonso Moreno.
Títulos
Estaduais
- Campeão Mineiro do Torneio de Acesso: 1981.
- Campeão do Torneio Início de Minas Gerais: 2006.
- Vice-Campeão Mineiro: 1955, 1957 e 1963.
- Vice-Campeão do Torneio Início de Minas Gerais: 1962.
- Vice-Campeão Segunda Divisão Mineiro: 2012
Outras Conquistas
- Campeão do Torneio Quadrangular de Governador Valadares em 1953.
- Campeão do Torneio de Ilhéus em 1959 .
- Torneio Mauro Botelho 1982.
- 3º Lugar Taça Minas Gerais 2005
Principais jogadores
- João Carlos
- Gomes
- Adriano Pereira
- Bernard
- Marcos Rocha
- Claudinei