O treinamento ocorreu na sede do 25º Batalhão da Polícia Militar de Sete Lagoas e contou com a participação de Agentes Penitenciários do Presídio Promotor José Costa, de Sete Lagoas, e dos presídios de Matozinhos, Pedro Leopoldo e Paraopeba. A coordenação ficou a cargo dos ASPs Rafael Ferreira Costa e Vinícius Dias Martins, além do Cabo PM Fernandes.
Para que o TCAF alcance todos os Agentes de Segurança Penitenciários, foi assinado, no dia 24 de maio deste ano, no Gabinete do Comandante-Geral da Polícia Militar, um Acordo de Cooperação Técnica para que o curso seja realizado em espaços da PMMG. A Polícia Militar disponibiliza salas de aulas, estandes de tiro e policiais que são professores na área. Já a SEAP, viabiliza todo o material necessário à execução do TCAF (armas e munição). Os Agentes de Segurança Penitenciários são convocados de acordo com a RISP, seguindo um cronograma de atividades coordenado pela Academia do Sistema Prisional.
Wagner Lucas Fernandes Soares, diretor-geral do Presídio Promotor José Costa, destaca a importância do Treinamento com Arma de Fogo. “O TCAF tem como objetivo ampliar a aprendizagem do Agente Penitenciário, promovendo um trabalho mais técnico e menos sujeito a falhas”.