O gabinete do prefeito Leone Maciel ficou lotado na tarde desta quinta-feira, 21, quando foi assinada a Ordem de Serviço para uma das obras mais esperadas de Sete Lagoas. Com o suporte de uma emenda parlamentar do deputado estadual Douglas Melo e contrapartida do município será construída uma moderna cobertura no Terminal Urbano que diariamente recebe milhares de usuários do transporte coletivo. “O compromisso é com nossa gente. Nosso lema de campanha foi o resgate do respeito, estamos fazendo isso e indo além, vamos resgatar a dignidade de quem passa todo dia pelo terminal”, declarou Leone Maciel.
A contratação da empresa Prumo Edificações foi definida por meio o Processo Licitatório nº 76/2018 (Tomada de Preço nº 07/2018). Mais de dez empresas participaram do certame. A maior parte dos recursos são oriundos do Convênio nº 491000634/2017 celebrado entre o Estado e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (Seltrans). O repasse estadual foi garantido por meio da emenda parlamentar. “Esta não é uma emenda do deputado, mas sim do povo de Sete Lagoas a pedido do Leone. Tudo está acontecendo porque agora temos um prefeito aberto ao diálogo. Quem sai ganhando é nossa gente”, comentou Douglas Melo.
De acordo com levantamentos da Seltrans, cerca de 30 mil usuários do sistema de transporte público passam pelo Terminal Urbano diariamente. O alcance desta obra pode ser calculado pela enorme quantidade de cidadãos que serão beneficiados com este projeto. “Considero como uma obra histórica e fico muito feliz de participar deste momento inesquecível”, comentou o secretário de Segurança, Trânsito e Transporte Wagner Augusto de Oliveira. Quem também não escondeu a satisfação pelo acontecimento foi o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Nacif Caramelo. “Esta obra foi motivo de vários debates no Legislativo. Era um desejo do cidadão e de todos os vereadores”, disse.
A proposta da Prefeitura é moldada pela excelência. Além de garantir a proteção dos usuários, a cobertura será construída com telhas termoacústicas, conhecidas como sanduíche, que garantem a temperatura ideal no ambiente e também o isolamento sonoro. “Esta foi uma exigência para que o usuário não sofra com o barulho ensurdecedor em época de fortes chuvas e nem seja penalizado pelo forte calor em dias mais quentes”, explicou o secretário de Obras Vitor Dias Campos.
A assinatura da Ordem de Serviço significa a autorização imediata do projeto. A etapa inicial, definida em edital, prevê um prazo de 30 dias para que a Prumo Edificação apresente os projetos técnicos de fundação, estruturação metálica e escoamento de água de chuva.
O prefeito Leone Maciel ainda revelou metas que vão complementar a estrutura do Terminal Urbano, planejado ainda em sua primeira administração (2006-2008). As propostassão a implantação de um completo sistema elétrico e de sonorização e ainda a instalação de painéis de LED para informações diversas como horários das linhas e possíveis alterações ou atrasos. “Esta era uma obra inacabada que será aperfeiçoada para se tornar ainda melhor. Não é possível demonstrar a alegria que sinto neste momento que iniciamos esta mudança. Agradeço ao deputado Douglas Melo pela parceria e compromisso com nossa cidade”, declarou o prefeito.