Essas vagas estão destinadas para Belo Horizonte, Região Metropolitana, além das regiões de Polícia Militar no interior do estado, conforme distribuição elencada no quadro abaixo.
O soldado 2ª Classe da Polícia Militar exerce atividade estudantil, ou seja, em regime de dedicação integral, conforme normas da instituição, devendo participar de atividades internas e externas atreladas à sua formação. Durante o curso, o candidato receberá remuneração inicial, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.
Mediante aprovação no curso, o candidato é promovido a soldado 1ª Classe, que em sua rotina passa a atuar diretamente na segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento: geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros.
Inscrições
30 de julho é a data limite para interessados e interessadas fazer a inscrição ao concurso público, que tem o objetivo de ampliar o efetivo da Polícia Militar em todo o estado. Para se inscrever recomenda-se verificar todo o edital (clique aqui) e, assim, sanar as dúvidas acerca do certame.
Os pré-requisitos à inscrição ao concurso são os seguintes: ser brasileiro/a, possuir nível superior de escolaridade, ter entre 18 e 30 anos de idade, altura mínima de 1,60m, aptidão física, além de sanidade física e mental.
As inscrições devem ser feitas no site (clique aqui) do Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar. Os candidatos devem estar atentos ao preenchimento do formulário, bem como à marcação do sexo do optante e da regional para a qual concorrerá, pois somente poderá concorrer à vaga da região/gênero para a qual optou no momento da inscrição.
A taxa de inscrição é R$ 122,95 e deve ser paga por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O pagamento poderá ser feito até o final do expediente bancário do dia 31 de julho de 2018. Vale lembrar que a inscrição via internet só será efetivada após o pagamento da taxa.
O concurso
O concurso está estruturado em duas fases, sendo que a primeira é a prova de conhecimentos (objetiva), a ser aplicada no dia 2 de setembro de 2018, a partir das 8h30, devendo o candidato estar em sala de aula 30 minutos antes do início.
Além de Belo Horizonte, as provas serão aplicadas em mais 16 cidades no interior do estado: Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.
Na segunda fase, os candidatos irão passar por avaliação psicológica, exames de saúde (preliminares e complementares), avaliação física militar e exame toxicológico.
“Os candidatos aprovados para as vagas de Belo Horizonte e Região Metropolitana irão iniciar o Curso de Formação de Soldados em fevereiro de 2019. As aulas serão ministradas na Academia de Polícia Militar”, explica o tenente Marcílio Barcelos, do Centro de Recrutamento e Seleção.
Já para o interior do estado a previsão de início do CFSd é para maio de 2019, e os aprovados farão o curso nas companhias escolas das respectivas Regiões de Polícia Militar. Para ambos, a duração do curso é de sete meses.
Para mais informações e atualizações, siga o novo perfil do Tecle Mídia no Instagram clicando aqui e entre no nosso canal do WhatsApp clicando aqui.