O crime aconteceu no bairro Recanto das Águas. Segundo a Polícia Militar, o adolescente teria furtado um celular em um bar na rua 10.
A proprietária do estabelecimento contou aos militares que o celular do seu neto estava no interior do comércio quando a vítima do homicídio entrou e furtou o aparelho. Após o fato, moradores procuraram o possível ladrão e o levaram de volta até à dona do bar, que confirmou a identidade dele.
Ao sair do local, a vítima tentou correr mas foi agredida pelos moradores. Santos ainda teria tentado fugir mais uma vez entrando na casa de uma senhora, mas foi alcançado e linchado até a morte. O celular que teria sido furtado não foi encontrado pela polícia.
A Polícia Militar informou que cinco pessoas foram detidas pelo crime, sendo dois jovens de 18 anos, dois de 15 e um de 16. Outros dois suspeitos, Vitor Barbosa da Silva, 18, e Wesley Gregório do Nascimento, 21, estavam foragidos até a última atualização desta reportagem.
Na manhã deste sábado (21), autores de linchamento prestavam depoimento na delegacia de Polícia Civil do município. A previsão é de que o corpo do adolescente seja enterrado ainda neste sábado em Montes Claros.