Os números do levantamento divulgados nesta quinta-feira correspondem aos votos válidos, ou seja, quando são retirados da conta aqueles que pretendem votar em branco ou nulo e quem ainda não sabem.
Os números mostram o distanciamento entre os dois que disputam o Palácio da Liberdade, com vantagem para o concorrente do Novo que abriu 42 pontos de vantagem.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. O instituto ouviu 1.473 eleitores nos dias 17 e 18 de outubro. O nível de confiança é de 95%.
Considerando os votos totais, Zema tem 58% das intenções e Anastasia 24%. Os eleitores que disseram que pretendem votar em branco ou nulo somam 10% e os que ainda não sabem 9%.
Definição do voto
O instituto ainda perguntou aos eleitores em que momento eles decidiram o voto. Para governador o instituto verificou que a maioria chegou a definição com mais antecedência.
Com pelo menos um mês antes é o maior percentual, 42%. Já os que fizeram a escolha 15 dias antes somam 14%. Já na última semana 16%. Outros 11% optaram por um candidato na véspera. Por fim, 18% definiram o nome do dia da eleição.
Em relação as vagas para o Senado, os que decidiram no dia da eleição somam 24%, percetual que só perde para os que já tinham o nome pelo menos um mês antes que totalizam 35%. Já 12% chegaram a conclusão 15 dias antes. Outros 17% uma semana antes e 12% na véspera da data da eleição.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-07552/2018