Campeonato Mineiro de 2019 terá VAR a partir da semifinal

Com a presença de representantes dos 12 times, a reunião realizada na tarde desta terça-feira (23), na sede da FMF, definiu formato que a competição estadual acontecerá.

Foto: Antônio Anderson/O Tempo

O aclamado árbitro de vídeo, popularmente chamado de VAR, será a grande novidade do Campeonato Mineiro, em 2019. Com a presença de representantes dos 12 times que disputarão a competição do próximo ano, aconteceu na tarde desta terça-feira (23), na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), um Conselho Técnico do Campeonato Mineiro, que definiu formato que o estadual acontecerá.

Estiveram presentes no encontro Marcos Salum, América; Lucas Ottoni, Atlético; Beneci Queiroz, Cruzeiro; Nicanor Pires, Tupi; Lane Gaviolle, Tombense; Juliano Rocha, URT; Alberto Simão; Vinícius Morais, Guarani; Pedro Henrique, Villa Nova; Sérgio Lemos, Caldense; Maurício Cunha, CAP; e Rildo Moraes, Boa.

Na reunião, ficou definido que o Campeonato Mineiro 2019 terá a mesma fórmula de disputa que teve neste ano, com oito times se classificando para a fase de quartas de final (disputada em apenas uma partida) e os dois últimos sendo rebaixados para o Módulo II.

Na fase de quartas de final, que será disputada em jogo único com mando do time de melhor campanha, os confrontos vão envolver 1°x 8°, 2° x 7°, 3° x 6° e 4°x 5°. A semifinal e final vão ser disputadas em dois jogos com a equipe melhor colocada na primeira fase tendo a vantagem de atuar em casa.

O único time que se posicionou contra o formato, foi o Cruzeiro, que, representado pelo diretor Benecy Queiroz, solicitou a diminuição do número de fases do Campeonato Mineiro, sem a disputa de quartas de final. Além disso, os times do interior, queriam o aumento da competição, propondo que as quartas de final fosse disputada em jogos de ida e volta.

A novidade é que agora, há a exigência de que para o estádio poder receber jogos das quartas de final, ele possua uma capacidade mínima de 10 mil pessoas.

Mas, a principal novidade será a utilização do VAR a partir da fase mata-mata. Os representantes dos 12 clubes participantes do Campeonato Mineiro de 2019 votaram a favor dessa proposta. E, a própria FMF é quem irá custear os valores para utilização do VAR nas semifinais e finais, desde que os jogos sejam disputados em estádios homologados (com estrutura suficiente p/ receber os equipamentos).

Ao todo, o Campeonato Mineiro vai ter 16 datas, sendo quatro nas quartas-feira, e vai acontecer entre os dias 20 de janeiro e 21 de abril. Agora, o regulamento do Campeonato Mineiro será sumetido a um grupo de juristas para apreciação antes da divulgação de forma oficial.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA