Capivara é flagrada na orla da Lagoa Paulino no Centro de Sete Lagoas; Meio Ambiente vai captura-la

Foto: José Marcos Gonçalves

Na manhã deste sábado (08), o morador de Sete Lagoas José Marcos Gonçalves, conhecido como Zé Marcos, por volta das 6h30 em sua caminhada matinal, registrou uma bela foto na orla da Lagoa Paulino no Centro de Sete Lagoas, mas o destaque da foto não é a lagoa, e sim uma Capivara.

Em conversa com a redação do site TECLE MÍDIA, José Marcos contou que ficou sabendo que a mais nova moradora da lagoa está por lá há mais de 15 dias, durante este período vem acompanhando a movimentação do animal para registrar uma foto.  “Demorei uns 15 dias para fotografa-la, hoje às 6h30 da manhã registrei a foto quase em frente à casa da Cultura”.

José publicou a foto em seu perfil pessoal no Facebook, lá diversos moradores de Sete Lagoas comentaram preocupados, pois o animal é o um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, responsável por transmite a febre maculosa através da bactéria Rickettsia rickettsii.

“Cuidado, a bactéria da febre maculosa se prolifera neste animal e o carrapato-estrela pica, fica na grama se espalhando por outros vetores como cavalo e animais menores. A capivara, portanto, completa esse ciclo. Tem que ser capturada e tratada, e também castrada para controle”, disse o internauta Ubirajara de Sá.

O Secretário de Meio Ambiente, Fabrício Nascimento, foi procurado pelo site Tecle Mídia, segundo ele a Policia Ambiental está ciente do caso, já tentaram captura-la, mas ela é muito arisca. “Vamos ter que fazer uma gaiola, pois se utilizar dardos tranquilizantes o animal pode se machucar ou cair na água e morrer afogado, mas já estamos trabalhando para captura-la o mais rápido possível”, disse o secretário.

Em Contagem, cidade localizada há 67,2 km de Sete Lagoas, quatros casos de motes causadas pela Febre Maculosa já foram confirmadas: saiba mais.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA