Covid-19: Análise do esgoto de BH mostra que número de infectados voltou a subir

A maior alta registrada pelo monitoramento dos esgotos foi entre os dias 20 e 24 de julho, quando foram identificados 850 mil infectados
Foto: Alex de Jesus / O Tempo

Depois de quatro semanas em queda, as análises dos esgotos de Belo Horizonte mostraram aumento na população infectada pelo novo coronavírus (Covid-19), de acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Águas (ANA), nesta sexta-feira (4).  As análises apontam que o número de infectados cresceu de 110 mil para 250 mil pessoas.

De acordo com a ANA, os pesquisadores consideram esse aumento “expressivo”, já que o número mais que dobrou de uma semana para a outra. A maior alta registrada pelo monitoramento dos esgotos foi entre os dias 20 e 24 de julho, quando foram identificados 850 mil infectados.

A estimativa de contaminação, divulgada nesta sexta, deve ser comparada com os casos acumulados das últimas quatro semanas, período de excreção do vírus pelas fezes nos pacientes infectados.

O boletim desta sexta, mostra ainda que 100% das amostras de esgoto testaram positivo para a Covid-19, “o que vem sendo constatado ao longo das últimas 12 semanas consecutivas de monitoramento na bacia do Arrudas e nas últimas 14 semanas na bacia do Onça”, informou a ANA.


O monitoramento coleta amostras de esgoto em vários pontos do sistema sanitário da capital mineira e de Contagem, na região metropolitana da capital.

Dados

Belo Horizonte tem até esta sexta 35.319 casos confirmados de coronavírus e  1.057 óbitos. Há 2.688 casos em acompanhamento e 31.574 recuperados.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA