A renovação de matrícula será formalizada pelos responsáveis ou pelo próprio aluno, quando maior de idade, no endereço www.renovacao.
O aluno que já está matriculado, em 2020, na escola estadual, e que dará continuidade aos estudos em 2021, terá assegurado o direito de permanência na mesma unidade de ensino, desde que haja turmas previstas para o ano seguinte ou, nos casos de retenção, para o mesmo ano que cursou. Para quem pretende mudar de escola ou trocar de outra rede para a estadual, será preciso aguardar o cadastramento escolar, em novembro.
Os documentos que comprovam os dados informados na renovação de matrícula podem ser solicitados pela escola quando houver retorno às atividades presenciais.
Processo
Para renovar a matrícula, pais/responsáveis ou o aluno com mais de 18 anos devem acessar o site renovacao.educacao.mg.
Caso o estudante não tenha o número da matrícula, basta clicar na opção “recuperar número de matrícula do aluno”. Com isso, o sistema solicitará identificação da escola onde o aluno está matriculado, seu nome completo, data de nascimento e o nome da mãe ou do pai.
Ao concluir o procedimento, será disponibilizado o comprovante de renovação, que pode ser impresso ou salvo em formato PDF.