Começou na manhã desta sexta-feira (2) o quinto dia de combate à queimada que destrói o Parque Nacional Serra do Cipó desde segunda-feira (28). Corpo de Bombeiros e brigadistas do ICMBio recomeçaram a operação logo às 7h nas regiões em que o combate faz-se mais urgente. Espera-se que hoje sejam controlados os focos residuais e completamente extinto o incêndio, como esclareceu o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
“Todas as nossas equipes já estão em campo seguindo para mais um dia de combate ao incêndio florestal aqui na região da Serra do Cipó. Continuamos com efetivo aproximado entre 60 e 70 pessoas, desde militares do Corpo de Bombeiros a brigadistas do Instituto Chico Mendes. Contamos com o apoio de aeronaves. Hoje permanecem alguns focos ativos, atuaremos neles para extinguir a possibilidade de reignição”, declarou no início da manhã.
A quinta-feira (1º) foi um dia de combate dedicado a controlar focos de maiores proporções, principalmente na Serra Confins. “Na data de ontem conseguimos fazer avanços importantes extinguindo focos que ameaçavam casas e áreas consideradas como essenciais aqui para o Parque”, detalhou também em pronunciamento nesta manhã de sexta-feira. Ainda ontem, uma frente avançou na região de Nova União e outra na Serra Altamira, outro dos pontos mais preocupantes do incêndio.
Até então, não se sabe qual a extensão da área destruída pela queimada mas, em áudio encaminhado na quarta-feira, o tenente Manoel de Jesus Braga estimou que cerca de 1.800 hectares da área de preservação já tinham sido engolidos pelo fogo. A área será precisamente calculada após a extinção completa do incêndio.