Para reviver parte dessa trajetória, a Mostra Cine Rivello apresenta, de 28 de maio a 2 de junho de 2021, filmes brasileiros representativos de cada década, de forma virtual em função do atual momento de pandemia, em sessões online gratuitas, além de palestra e mesa de debates. Segundo o curador do evento, o cineasta Samuel Marotta, a Mostra Cine Rivello é concebida neste contexto. “É uma justa homenagem a este espaço cultural tão querido e importante para a história de Sete Lagoas”, afirma.
Entre os filmes da Mostra, estão O Canto da Saudade, de Humberto Mauro (50’s); “Sessão Surpresa” (60’s); Rainha Diaba, de Antônio Foutoura (70’s); A Próxima Vítima, de João Batista de Andrade (80’s); Boca de Lixo e Mulheres no Front, de Eduardo Coutinho (90’s); e Vida de Menina, de Helena Solberg (00’s), além de Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans (2017).
O evento também conta com palestra do professor adjunto de História do Cinema Brasileiro da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual / LUPA-UFF, Rafael De Luna, sobre a história das salas de cinema no Brasil, além de uma mesa de debates sobre gestão e curadoria de salas de cinema, com Leonardo Bonfim, da Cinemateca do Capitólio, de Porto Alegre, e Fabrício Cordeiro, programador do Cine Cultura de Goiânia. Todo o material audiovisual estará disponível gratuitamente no site do evento www.cinerivello.com.br, por período limitado, de 28 de maio a 2 de junho. Uma live de abertura oficial da mostra será realizada ao vivo às 20h, também pelo site.
Novo Cine Rivello
Enquanto o primeiro filme exibido foi O Céu Por Testemunha, a última atração foi A Paixão de Cristo, em 2004. Assim como o protagonista de seu último filme, o Cine Rivello tem agora a chance de sua ressurreição, por meio de uma ação conjunta e capitaneada pelo arquiteto Wanderson Ferreira. Para isso, o antigo prédio da rua Senhor dos Passos passou por um processo de tombamento, abrindo assim a possibilidade de uma volta às atividades, agora como espaço cultural, contemplando várias artes e espaço gastronômico.
A Mostra Cine Rivello tem curadoria do cineasta Samuel Marotta, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo). Confira a programação completa em www.cinerivello.com.br
Curador
Samuel Marotta é formado em Cinema e Audiovisual pela UNA. Trabalhou como assistente de programação e programador do Cine Humberto Mauro (Belo Horizonte) de 2009 a 2012. Foi produtor do festival Vivo Artmov e curador, no mesmo festival, da primeira retrospectiva do cineasta experimental George Kuchar no Brasil. Co-dirigiu e co-roteirizou os longas metragens Estado de Sítio (2011); Semana Santa (2013) e Baixo Centro (2018), este último vencedor do prêmio Aurora de melhor longa-metragem no 21º Festival de Cinema de Tiradentes. Recentemente foi contemplado no edital de ocupação do Centro Cultural Banco do Brasil com as mostras “A porta do mundo: a música sertaneja no Cinema Brasileiro” (curadoria) e “Buenos Aires Underground” (proponente), com curadoria de Victor Guimarães.