Conheça o trabalho e a história da Dra. Dóris Camargo, diretora geral da FACSETE

Foto: Arquivo pessoal
  • No mês de março comemoramos o dia das Mulheres. Diante dessa data tão especial, neste mês, o Tecle Mídia vai contar histórias de mulheres especiais, mulheres que inspiram várias outras, através de seus trabalhos e atividades que desempenham com tanto êxito na sociedade.

As histórias estão sendo contadas durante todo o mês de março e, hoje vocês vão conhecer um pouco sobre a Dra. Dra Dóris Camargo, Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP – SP e Diretora Geral da FACSETE Faculdade Sete Lagoas.

Dra. Dóris Camargo Martins de Andrade, conte um pouco sobre sua história de vida.

Nasci em Machados, no Sul de Minas, formei em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena. Depois em Presidente Prudente no Estado de São Paulo, fiz a minha formação em Odontologia. Continuando, realizei em Campinas/SP o curso de Pós Graduação em Ortodontia. Na nossa instituição CIODONTO me formei em Saúde Coletiva e da Família. Realizei meu Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Ciências da Saúde na área da Evidência Científica. E atualmente estou fazendo o Mestrado em Evidências Científicas para a Saúde na FACSETE. Em 2020 aproveitei para fazer um curso de Filosofia com a professora Maria Cecília Parizi da PUC-SP. E em 2021 um curso em Política pela plataforma Brasil Novo.

Conte um pouco sobre sua área de atuação.

Já sou cidadã honorária de Sete Lagoas, recebi esse título que me honra muito, também me sinto setelagoana de coração, e já de longa vida aqui!

Em 1983, vim para Sete Lagoas para trabalhar por seis meses, me apaixonei pela cidade e também pelo meu marido, Ivan Carlos de Andrade. Formamos uma família e temos dois filhos: Ivan Junior Martins de Andrade e Cláudio Humberto Martins de Andrade.

E por anseio das pessoas, eu trouxe o primeiro curso pra cá, para as pessoas se capacitarem na ortodontia. Atendendo as pessoas que queriam ter uma formação acadêmica mais robusta.

Chegamos ao que temos hoje, a FACSETE – Faculdade Sete Lagoas e a TECSETE Escola Técnica de Sete Lagoas. Com a ambição de formarmos profissionais conscientes de sua responsabilidade, com excelência em conhecimento e cônscios do bem que podem fazer.

Porque escolheu Sete Lagoas?

Quando me formei, meu tio que é dentista aqui também, Celso Rogério Rocha, me convidou para trabalhar na cidade, onde eu permaneceria por 6 meses, mas conheci meu marido e acabei ficando em Sete Lagoas. Eu ia para Ji-Paraná, e Ji-Paraná ficou mais longe ainda, rs.

Gosto de Sete Lagoas me adaptei bem, fiz bons amigos, tenho bom relacionamento e isso faz grande diferença.

Você vê diferença e dificuldades no mercado por ser mulher? Se sim, cita os aspectos.

Sempre penso que as pessoas devem descobrir o seu valor e seu potencial, o que ela agrega para as outras pessoas e o que ela pode contribuir. Então, eu não me preocupo com a diferença entre homem e mulher, eu procuro fazer a parte que me toca, aquilo que me cabe, a porção que me é destinada procuro trabalhar nesse sentido. O valor está nas nossas ações, atitudes, e o espaço de vencer em qualquer profissão, depende de como a gente encara!

O que você busca fazer para inspirar outras mulheres, mostrando pra elas que elas são capazes de vencer?

Se eu pudesse dizer para as mulheres alguma coisa que às motivassem, eu diria sempre: Acredite em você, o poder que você tem, ele te acompanha desde o seu nascimento, todas as pessoas tem habilidades e potencialidades, basta reconhecê-las e trabalhá-las para fluir. Basta acreditar que somos capazes e que temos aptidões que vão ser afloradas à medida que as descobrimos e as potencializamos.

Nós mulheres temos uma percepção mais ampla, fomos trabalhadas para ser mães, gerar outras pessoas, então tudo isso nos torna delicadas e fortes. E isso faz com que sintamos responsáveis cada vez mais, porque criamos e desenvolvemos pessoas. Mesmo aquelas pessoas que não são mães, que não geram biologicamente seus filhos, acabam adotando com carinho e respeito. Nós mulheres temos a qualidade de elevar o outro, mostrar ao outro o quanto ele é querido e amado.

As mulheres são consideradas seres fortes e persistentes. Como surgiu a Instituição de Ensino?

Persistência é uma qualidade inerente a ambos os sexos, porém, a determinação é muito forte em nós mulheres. Tentamos até exaurir todos os recursos e esforços.

E o ensino, por incrível que pareça, ao fazer Ciências Biológicas, pois na minha época éramos muito incentivados a sermos professores. Era uma profissão que nós aspirávamos muito! Não que hoje não seja valorizada, ela é, extremamente pois quem é capaz de transferir conhecimento, merece nossos aplausos. Então, penso que a partir daí veio a motivação, quando algumas amigas queriam fazer pós-graduação e sentiam a dificuldade por não haver em Minas Gerais, criamos as oportunidades de continuarem a atualizar seus conhecimentos.

Trouxemos alguns professores. E esses professores, foram motivando, e as pessoas querendo mais e mais e fomos  buscando aquilo que poderia trazer satisfação para elas. E assim, ainda é, nós corremos atrás de sonhos, trazendo contentamento e realização às pessoas.

Qual o diferencial do seu trabalho?

O diferencial do trabalho que eu realizo (eu acredito que a grande maioria faça isso), é fazer com paixão, com amor, e com a certeza que alcançar mais pessoas a realizarem seus sonhos.

Você se considera inspiração para outras mulheres? Porque?

Eu sempre penso que podemos ser inspiração para outras pessoas, porque, sonhamos e realizamos, e assim encantamos as pessoas através das nossas atitudes, da nossa postura, do nosso trabalho, dessa forma eu acredito que incentivamos pessoas, a sonhar e ajudamos que elas possam descobrir seus valores escondidos porque acredito que ainda temos muitos valores a serem aflorados, trabalhados, descobertos e desenvolvidos.

Que toda mulher acredite em si, por menor ou maior habilidade, todas nós contribuímos para evolução do mundo, somos sim, parceiras dos homens, porque eles também necessitam da nossa orientação, do nosso suporte; para com confiança serem valentes, viris, trabalhadores dignos e fortes em suas convicções.

Que toda mulher hoje possa ser abraçada pelo seu dia, (que são todos os dias) e o dia 08/05 é lembrado pelo fato ocorrido em 1857 em New York, onde aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano, por reivindicarem melhores condições de trabalho. E o importante que vejo é que esta comemoração seja sempre com muita seriedade, responsabilidade, analisando nossa importância no mundo.

Qual endereço, telefone de contato e meio de comunicação da FACSETE ?

 

A FACSETE está localizada na rua Itália Pontelo, 50/86, bairro Chácara do Paiva, em Sete Lagoas – MG. (CEP 35700-170)

Telefone de contato: (31) 3773-3268

Site: https://www.vestibular.facsete.com.br/

Instagram: @facsete

 

Obrigada Dra. Doris Camargo por contar sua história pra gente, agradecemos pela participação no Mulheres que Inspiram. É um prazer mostrar para outras mulheres como você é inspiradora.

Por: Dayane Kétila

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA