Uma criança de menos de 20 dias de nascimento precisou ser socorrida às pressas pela Polícia Militar à beira da BR-497, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na manhã deste domingo (24). Militares realizavam o cerco a um veículo roubado quando um homem correu, em desespero, na direção dos militares. Ele estava com um recém-nascido nos braços e disse que o bebê estava engasgado.
Os militares pararam para socorrer a criança, que estava sem movimentos, com o rosto vermelho, língua arroxeada e respiração fraca. De acordo com o pai da criança, ela engasgou após se amamentar e o vizinho, dono do veículo, emprestou o carro para que a família procurasse socorro.
Os policiais iniciaram a manobra de Heimlich — em que batem nas costas do bebê, de bruços — e conseguiram que o recém-nascido retomasse a respiração. Toda a ação durou menos de um minuto. “Nenhum de nós já tinha feito isso, porque não é da nossa rotina. Mas conseguimos fazer a manobra de forma bastante eficaz. O pai estava chorando, mas foi se acalmando”, detalha a sargento Iara de Oliveira, que atuou no salvamento. A família foi conduzida para um hospital para a criança passar por exames de praxe e o bebê recebeu alta.
De acordo com a sargento Iara, após ajudar a família, os policiais retomaram o cerco ao veículo roubado, junto às demais viaturas empenhadas na operação. O carro foi alcançado e um dos suspeitos foi morto pela polícia ao jogar o carro na direção dos militares. Outro foi preso e os demais fugiram.