A Central de Regulação de Serviços de Saúde é o setor responsável pela regulação do acesso dos pacientes às consultas especializadas, exames, cirurgias e procedimentos ambulatoriais. A informação é um direito de todos os usuários do Sistema Único de Saúde reconhecida pela Lei nº 8.080/90 (Lei do SUS), que especifica as obrigações do poder público, dos serviços e profissionais de saúde em relação ao direito à informação.
“As solicitações de exames e consultas são cadastradas, via sistema de informação GMUS, pelas unidades de Atenção Primária. Assim que o cadastro é realizado, todos os pedidos de exames e consultas especializadas passam por uma avaliação criteriosa pelos funcionários da Regulação”, detalha o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes.
Somente depois de reguladas é que essas solicitações vão para o agendamento na Central, que ocorre de acordo com a ordem da fila e prioridade, tudo isso de forma dinâmica via sistema. Após a marcação, a unidade de Atenção Primária (ESF ou Centro de Saúde) entregará ao usuário o seu comprovante de agendamento. “Por isso, é de extrema importância que todos os usuários mantenham os seus cadastros atualizados em sua unidade de saúde de referência. Importante salientar que enquanto a solicitação não é avaliada pelo setor de Regulação o paciente não encontrará seu nome na fila. Esse atraso pode ocorrer pelo volume de avaliações para serem realizadas bem como pela atualização do sistema”, esclarece Sueli Barbosa dos Santos Lacerda, coordenadora da Central de Regulação.
Neste primeiro momento, o usuário terá acesso as informações referentes às consultas especializadas para Sete Lagoas através do link: https://saude-gmus.