Tiradentes esteve em Sete Lagoas: A passagem pouco conhecida do inconfidente pela cidade

Tiradentes | Praça Tiradentes Sete Lagoas

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é uma das figuras mais importantes da história brasileira e sua participação na Inconfidência Mineira é amplamente estudada. Porém, poucos conhecem sua passagem por Sete Lagoas, que foi retratada no livro “Tiradentes em Sete Lagoas: um mergulho na história que inscreve a cidade no cenário da Inconfidência Mineira”, lançado em 2010 pelo jornalista e pesquisador Márcio Vicente da Silveira.

De acordo com documentos encontrados por Vicente, Tiradentes esteve na cidade entre os anos de 1780 e 1781 como Comandante do Quartel do Sertão. Sua missão era garantir a defesa e segurança da Capitania de Minas Gerais e coibir o contrabando, além de abrir uma picada que ligava Sete Lagoas até a Vila de Paracatu Príncipe.

Segundo as pesquisas, a sede do Quartel do Sertão ficava onde hoje é a Praça Tiradentes, entre o casarão que atualmente é o Centro Cultural Nhô Quim Drummond e a área ocupada pela Catedral de Santo Antônio. A publicação inclui ampla documentação que ilustra a história pouco conhecida de Sete Lagoas.

Tiradentes foi reconhecido como mártir e herói nacional apenas após a proclamação da República em 1889. A primeira grande festa em homenagem ao inconfidente foi realizada em 1890 e, atualmente, ele é considerado o Patrono Cívico do Brasil. A passagem por Sete Lagoas, pouco conhecida, é mais um capítulo na história deste ilustre personagem da história brasileira.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA