Eclipse Solar Anular: Onde e como observar o fenômeno astronômico de hoje (14/10)

Um espetáculo celestial está prestes a acontecer neste sábado, 14 de outubro de 2023, quando um eclipse solar anular será visível no Brasil. O evento começará por volta das 15h e, para alguns sortudos, transformará o dia em noite à medida que a Lua passa em frente ao Sol, criando um “anel de fogo” brilhante.

A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que esse fenômeno não é raro, ocorrendo normalmente uma ou duas vezes por ano. O último eclipse anular visível no Brasil ocorreu em junho de 2021, mas o próximo será em 2 de outubro de 2024.

O que você precisa saber sobre o eclipse solar anular:

• Duração: O evento terá uma duração total de 2 horas e 7 minutos, com o ápice previsto para as 16h51, horário de Brasília, e término às 17h50.
• Locais de Visualização: Aqueles que se encontrarem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse de forma anular. Nos demais estados brasileiros, ele será visível de forma parcial.
• Transmissão ao Vivo: O Observatório Nacional transmitirá o eclipse solar ao vivo pelo YouTube em parceria com entidades estrangeiras, começando às 11h30.
• Como Saber se Você Pode Observar: Verifique se o eclipse solar será visível em sua região acessando um mapa disponível [aqui](inserir o link). Você encontrará informações sobre a trajetória do eclipse, incluindo a área de anularidade e a região de parcialidade.
• Horário do Eclipse: O eclipse solar começará por volta das 15 horas (horário de Brasília) e continuará até o pôr-do-sol, aproximadamente às 18 horas.

Lembrando a importância da segurança:

Não se deve, em hipótese alguma, olhar diretamente para o Sol durante o eclipse, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou qualquer material caseiro. A exposição ao Sol, mesmo que por alguns segundos, pode causar danos irreversíveis à retina.

Há duas maneiras seguras de observar o eclipse: direta ou indiretamente. A observação direta é feita com o uso de instrumentos apropriados, como filtros solares adequados para observação do Sol. A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou superior, com certificação de qualidade ISO 12312-2. Mesmo com filtros, não se deve observar o Sol por mais do que alguns segundos.

Observar o Sol com binóculos ou telescópios é permitido apenas sob a orientação de astrônomos experientes que saibam quais filtros utilizar. Para a observação, não use instrumentos não preparados por profissionais.

Prepare-se para testemunhar um fenômeno astronômico incrível, mas faça-o com segurança e proteja sua visão. Aproveite o eclipse solar anular de hoje!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA