Governo de Minas Gerais declara situação de emergência devido ao aumento de casos de Dengue e Chikungunya

Foto: Ilustrativa

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou a decretação de situação de emergência em saúde pública em Minas Gerais, em razão do significativo aumento nos casos de dengue e chikungunya. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (27).

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o dia 22 de janeiro, o estado já contabilizava 11.490 casos confirmados de dengue em 2024, além de 3.067 casos de chikungunya. A situação de emergência possibilita a agilização nos processos de aquisição de insumos e materiais médicos, inclusive com a flexibilização da necessidade de licitação. Uma fatalidade relacionada à dengue já foi registrada neste ano.

O decreto também prevê a criação do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE Minas Arboviroses) pela Secretaria de Saúde. Esse comitê terá a responsabilidade de monitorar o avanço dessas doenças nas cidades do estado.

O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, antecipou a possibilidade de um ano epidêmico em relação à dengue em 2024, com o pico de casos esperado para os meses de fevereiro e março. Ele destacou que, no ano anterior, foram registrados 400 mil casos, e a expectativa é que esse número seja ainda maior este ano.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA