Tremor de terra de magnitude 3.1 assusta moradores de Congonhas, MG

Imagem mostra o epicentro do tremor registrado em Congonhas. Foto: Rede Sismográfica Brasileira / Divulgação

Na noite da última quinta-feira (18 de julho), um tremor de terra de magnitude 3.1 assustou os moradores de Congonhas, na região Central de Minas Gerais. O evento sísmico foi registrado por volta das 18h56 pela Rede Sismográfica Brasileira, e a notícia rapidamente se espalhou pelas redes sociais. “E o tremor de terra que deu agora a pouco aqui em Congonhas?”, escreveu uma moradora no Twitter. “Sentimos o tremor aqui na Vila Mascote, próximo ao Aeroporto de Congonhas”, comentou outra.

Nota da CSN sobre a estabilidade da barragem Casa de Pedra

Diante do temor da população, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) emitiu uma nota garantindo a estabilidade da mega-barragem Casa de Pedra, localizada acima da cidade. A CSN informou que o tremor não tem qualquer relação com as operações da empresa e não comprometeu a segurança das suas barragens. “A análise de todos os instrumentos de monitoramento indica não ter havido quaisquer alterações nas estruturas, sem a ocorrência de nenhuma anomalia em nenhum ponto destas e nenhum impacto em seus parâmetros de segurança”, afirmou a companhia.

Ainda segundo a CSN, o monitoramento das barragens é realizado com tecnologia avançada, 24 horas por dia, 7 dias por semana. “A Companhia está buscando mais informações junto ao sismógrafo nacional quanto à origem do evento relatado e reforça que a barragem Casa de Pedra permanece segura, estável e sem quaisquer alterações em seus fatores de segurança”, concluiu a nota.

Explicações da Rede Sismográfica Brasileira

A Rede Sismográfica Brasileira esclareceu que tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, geralmente causados por pressões geológicas que movimentam pequenas fraturas na crosta terrestre. O tremor em Congonhas ocorreu algumas horas antes de um terremoto de magnitude 7,3 atingir o Chile, que chegou a ser sentido por moradores de cidades na região metropolitana de Belo Horizonte e de São Paulo.

A Prefeitura de Congonhas foi procurada, mas até o momento não informou se a Defesa Civil registrou alguma ocorrência relacionada ao tremor.

Para mais atualizações sobre este caso e outras notícias, siga o Tecle Mídia no Instagram clicando aqui e no Canal do WhatsApp clicando aqui.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA