
Faleceu nesta terça-feira (27), em Belo Horizonte, a idosa de 75 anos que estava internada desde abril após consumir uma torta de frango supostamente contaminada. O salgado foi adquirido no dia 21 de abril na Padaria Natália, localizada no bairro Serrano, na região da Pampulha, na capital mineira. A família ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento.
O caso ganhou repercussão por envolver também um jovem casal de Sete Lagoas — a sobrinha da idosa, de 23 anos, e o namorado dela, de 24 — que também consumiu o salgado e permanece internado em estado delicado, com oscilações no quadro de saúde.
A Padaria Natália foi interditada pela Vigilância Sanitária após constatação de que funcionava sem alvará e nem sequer havia iniciado o processo para obtenção do documento. A informação foi confirmada por meio de nota da Prefeitura de Belo Horizonte.
O dono da padaria e o padeiro responsável pela preparação da torta foram ouvidos pela polícia e liberados. O padeiro, que nega qualquer tipo de contaminação intencional, afirmou que ele e sua família também consumiram o salgado e ninguém apresentou sintomas. Ele suspeita de uma possível bactéria decorrente de mau armazenamento após o preparo.
Inicialmente, uma das principais hipóteses investigadas foi a de botulismo, mas exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz deram resultado negativo para a toxina. Com isso, outras possíveis causas de intoxicação alimentar estão sendo analisadas pelas autoridades de saúde.
Amostras dos alimentos e materiais clínicos dos pacientes foram encaminhadas para outros centros de referência no país, com apoio do Ministério da Saúde, em busca de respostas sobre o que causou a grave intoxicação que levou uma das vítimas à morte e deixou duas pessoas em estado crítico.
O caso segue em investigação pelas autoridades de saúde e segurança pública.
Para mais informações e atualizações, siga o novo perfil do Tecle Mídia no Instagram clicando aqui e entre no nosso canal do WhatsApp clicando aqui.