Você sabe em quais casos deve chamar o SAMU ou Corpo de Bombeiros?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O SAMU e o Corpo de Bombeiros funcionam 24 horas, todos os dias da semana, para atender a população. O acesso a estes serviços é feito pelos números 192 e 193, respectivamente. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel local.

SAMU: Realiza o atendimento de urgência e emergência, por intermédio de ambulâncias, em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O programa SAMU tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência e, com isso, o Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

Além das ambulâncias, o SAMU também conta com UTIs móveis, motos, lanchas e helicópteros para atendimentos. Também fazem parte da frota veículos de transportes equipados para suporte básico, para casos simples e intervenções rápidas.

Corpo de Bombeiros: Tem a missão de proteção de vidas, patrimônio e meio ambiente e busca ser referência para a sociedade pela excelência dos serviços prestados, por meio da qualificação dos seus integrantes, da gestão estratégica da Instituição, do constante reequipamento e da inovação tecnológica.

O corpo de bombeiros tem a atribuição de proporcionar a proteção pessoal e patrimonial da sociedade e do meio ambiente, por meio de ações de prevenção, combate e investigação de incêndios urbanos e florestais, salvamento, atendimento pré-hospitalar e ações de defesa civil. Além de realizar vistorias, análise de projetos, hidrantes urbanos, certificar-se da segurança contra incêndios e receber denúncias.

Principalmente em casos de quedas, a indicação é não retirar a vítima do local do acidente. Nesta tentativa, o quadro de saúde do paciente pode se agravar. Ligue para o socorro e aguarde!

samu-x-bombeiros

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É mais sabemos que a realidade é bem outra. Pq já precisei inúmeras vezes do serviço do SAMU pois meu pai sempre sofria de hemoragias e eles empurravam o corpo de bombeiros e ainda me mandava procurar um automóvel particular. Os corpos de bombeiros é a profissão mais bonita pq alem do trabalho compromisso existe amor pelo próximo sempre mostrando boa vontade e o verdadeiro sentido de salvar vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA