Fernando Pimentel entrega 27 viaturas para a região de Sete Lagoas

O governador Fernando Pimentel entregou nesta quinta-feira (23/2), em Sete Lagoas, Território Metropolitano, 27 viaturas para a 19ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais. A ação visa melhorar as condições de trabalho dos policiais e atender melhor a população. As viaturas são uma reivindicação surgida durante os Fóruns Regionais de Governo e, além de Sete Lagoas, atenderão também Baldim, Cachoeira da Prata e Paraopeba.

 

Pimentel destacou a importância de Sete Lagoas para o estado e reafirmou a prioridade do governo com a segurança pública. Na ocasião, o governador voltou a assegurar seu compromisso com a valorização dos direitos dos servidores públicos, classificados por eles como “parceiros” da administração pública.

 

“O primeiro registro que faço é a minha alegria de estar nesta cidade, que diz muito a mim, terra de minha mãe. Diz muito à minha memória de criança. E, mais importante do que isso, é o nosso compromisso com essa região do estado. Sete Lagoas hoje é uma cidade-polo, importante para o desenvolvimento de Minas Gerais, e nós temos procurado dar todo apoio às atividades empresariais aqui na região. Empresas que estão instaladas e outras que têm interesse em se instalar vão ter sempre o apoio do Estado, para continuar fazendo dessa uma cidade pujante”, afirmou.

 

“O segundo registro que quero fazer é nosso compromisso com a segurança pública do estado. Eu tenho feito entregas de viaturas em unidades da PM ao longo do estado inteiro, já são mais de 10 entregas. E eu faço questão de estar presente”, completou.

 

De acordo com Pimentel, é preciso “sair dos gabinetes” e regionalizar as ações de governo, simbolizadas com a presença física do governador nas solenidades pelo estado – como na entrega de viaturas à Polícia Militar.

“Não tem como governar um estado sem dar atenção para essa corporação, que está na linha de frente, é a nossa infantaria de combate contra o crime. É preciso dar apoio, atenção, dar isso que estamos fazendo agora: capacidade operacional, para atuar, porque empenho e dedicação não faltam à Polícia Militar. Temos a melhor polícia do Brasil e queremos que continue assim. Para isso, tem de ter tropa bem preparada, bem equipada. Incorporamos mais 1.000 soldados no ano passado e até abril vamos incorporar mais 1.800, reforçando mais ainda a tropa”, afirmou.

 

Servidores públicos

Em seu pronunciamento, o governador voltou a criticar propostas de ajuste fiscal feitas pelo governo federal que apresentem, como contrapartida, consequências para os direitos conquistados pelos servidores públicos. Segundo ele, Minas Gerais não deixará de contar com os servidores para fortalecer o Estado.

“O Brasil enfrenta hoje, e todos nós sabemos, a maior e pior crise da sua história. Crise política, econômica, institucional. Mas Minas Gerais, nesse quadro, está se saindo melhor do que a maioria dos estados, porque estamos enfrentando a crise com aquilo que os mineiros sabem fazer de melhor: trabalhar.  Estamos trabalhando com muito afinco para reduzir o déficit sem sacrificar o sagrado direito do servidor público. Às vezes, vemos, em outros estados, exemplos que não queremos seguir: colapso do serviço público, uma verdadeira desorganização social e institucional, mas porque vão fazer ajustes contábeis e orçamentários que atingem o servidor público. Aí você não consegue prestar serviço de qualidade”, disse.

“Se você atinge o servidor público naquilo que ele tem de mais sagrado, que é o direito dele à previdência, à aposentadoria, a uma carreira digna, como é que você pode exigir dele que preste serviço de qualidade à população? Esse tipo de ajuste Minas Gerais não quer fazer. Vamos sim fazer e estamos fazendo todo esforço para equilibrar as nossas contas, mas os servidores públicos são nossos parceiros na busca desse equilíbrio, e não nossos inimigos, como, às vezes, eu vejo em algumas postulações que vêm de Brasília Então, o compromisso pela segurança passa pela valorização dos serviços públicos”, afirmou Fernando Pimentel.

Entregas

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró, agradeceu ao governador Fernando Pimentel pelo empenho em priorizar investimentos na área de segurança pública. “Dou o testemunho do reconhecimento de que o Estado tem feito pela segurança pública, seja em termos de recursos humanos ou de logística. Segurança pública tem sido prioridade de governo e o aporte logístico é fundamental para a Polícia Militar. A nossa capacidade de atuação se dá com o aporte que o governador nos dá e as viaturas reforçam a nossa demonstração de força no combate à criminalidade”, afirmou.

O deputado estadual Douglas Melo, que é da região, ressaltou que a entrega dos 27 carros reforça o status de Sete Lagoas como cidade-polo em Minas Gerais e atende às especificidades das demandas para combate à criminalidade. “Governador, o senhor entra para a história da nossa cidade, da segurança pública, primeiro por ter ido a coragem de dar a Sete Lagoas o que é dela por merecimento. Assumiu o papel dela de cidade-polo”, afirmou o parlamentar.

Em dezembro de 2015, ao fazer a entrega de 113 automóveis à corporação, o governador Fernando Pimentel fez o anúncio do Projeto de Locação de Veículos, que tem como meta incorporar 2.350 viaturas à frota da Polícia Militar em 247 municípios, para policiamento urbano, rural, rodoviário e de meio ambiente. O investimento total é de R$ 400 milhões.

As primeiras entregas ocorreram em abril de 2016, incluindo 850 veículos para 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Todas as novas viaturas são de última geração, equipadas com xadrez, GPS de navegação e localização, sinalizador strobo LED (luminoso mais poderoso) e rádio digital com melhor transmissão e que não permite interferência de sinal.

A segunda fase do projeto foi iniciada no dia 7 de fevereiro deste ano, em Ipatinga, com a entrega de 40 veículos. A terceira também deverá ser iniciada neste ano, com a previsão de 625 veículos locados, com investimento da ordem de R$ 139,25 milhões. Todos esses recursos são provenientes do Governo do Estado.

Participaram da solenidade os secretários de Estado de Segurança Publica, Sérgio Menezes, e de Governo, Odair Cunha, o secretário executivo dos Fóruns Regionais de Governo – Território Metropolitano, Ronaldo Manassés, além de prefeitos, lideranças comunitárias e políticas, militares e populares.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA