Prefeitura anuncia programação parcial do Festival de Inverno de Sete Lagoas

Foto: Diego Henrique

Em coletiva para a imprensa, o prefeito Leone Maciel anunciou nesta tarde a realização do 4º Festival Inverno de Sete Lagoas entre os dias 14 e18. Para montar a programação do evento, o edital para participação já foi publicado e as inscrições para as apresentações estão abertas. “Apesar de estarmos em um momento econômico crítico, necessitamos estimular a cultura de nossa cidade e, iniciativas como essa são fundamentais para que isso aconteça. Por isso, estamos lutando para manter a festividade em nosso calendário anual”, explica Leone.

A grande novidade da edição “Sete Lagoas 150 anos – Nascida para o Alto” é que a Prefeitura levará o festival para várias regiões da cidade que nunca foram agraciadas com o evento. O objetivo é democratizar o acesso a cultura, descentralizando as atrações. Os bairros que receberão serão escolhidos à medida que os espetáculos forem definidos.

O evento conta com diferentes atrações culturais na cidade que engloba apresentações de música, teatro, exposições artísticas e oficinas de arte. A ideia é fomentar a cultura com artistas locais que terão até segunda-feira para se inscreverem e participar. O festival conta com apoios institucionais do SESC, da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey) e de outras organizações que contribuirão de forma voluntária com oficinas artísticas. “Não estamos recebendo ajuda de custo, mas acredito que iniciativas como essa valorizam nossos artistas, dando os a visibilidade e o reconhecimento que merecem. Sete Lagoas tem um potencial muito grande nesse sentido.”, afirma o gestor. Leone ainda ressaltou que o valor para cada apresentação é apenas uma ajuda de custo, segundo o que consta no edital, relativo a 1200 reais.

Além das atrações musicais, o prefeito também anunciou que o festival contará com o show do violeiro Chico Lobo no dia 14 e ainda, que o encerramento ficará por conta da banda 14 Bis no dia 18. A escolha das atrações foi feita visando valorizar a música mineira que sempre foi destaque nacional. “São artistas que tem a cara de Minas, precisamos saber reconhecer e apreciar os talentos que temos”, finaliza Leone.

A programação completa será divulgada nas próximas semanas.

Homenageados
Neste ano, os escolhidos como homenageados do Festival  foram o Senhor Manoel Francisco e Dona Native, figuras bem conhecidas do Bairro Santa Luzia. Ambos são responsáveis pela fundação Moçambique Nossa Senhora da Conceição e, portanto, fazem parte do folclore sete-lagoano. “Foi com muita fé e determinação que perseveraram para manter a manifestação do congado e do moçambique na cidade. Trata-se de uma tradição que deve ser reconhecida”, pontua o prefeito.

 

Atualizada às 18h00

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA