Iveco em Sete Lagoas Promove evento visando a acessibilidade e inclusão

Em busca de soluções para o transporte do futuro, Iveco apresenta o conceito Daily Life, que traz como característica a inclusão

Com os pés no presente, mas de olho no futuro, a Iveco Bus promoveu durante esta semana, em Sete Lagoas, onde possui ampla planta industrial para fabricação de caminhões e chassis de ônibus, um evento propondo um salutar debate com foco na busca de soluções para o transporte do amanhã, tendo como premissa a acessibilidade e a inclusão.

Do encontro participaram engenheiros e executivos da montadora italiana, que pertence à CNH Industrial, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de representantes de fabricantes de carrocerias para ônibus e membros de órgãos gestores do setor de transporte coletivo, que debateram sobre o ônibus que vai circular em 2030.

É certo que até lá muitas propostas surgirão, mas em todas elas a palavra acessibilidade será a tônica que seguirá norteando os projetos da Iveco Bus. Prova maior são os modelos que atendam a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146), que já estão em circulação e que promovem, com conforto e segurança, cada vez mais a inclusão, como é o caso dos modelos Daily Elevittá, GranClass, SoulClass e o veículo conceito, o Daily Life, produto que inova ao estender a oportunidade de trabalho para o profissional de transporte com limitação de movimento ou portador de deficiência física.

Durante o evento Iveco Bus Experience, foi apresentado o conceito Daily Life, que, como seus pares Daily Elevittá, GranClass e SoulClass, promove inclusão e acessibilidade, mas neste caso não apenas para passageiro. Também ao motorista é permitido o embarque e desembarque sentado em seu assento, o que permite que mesmo alguém com limitação de movimento ou que tenha algum tipo de deficiência física, e, naturalmente, habilitado e capacitado para tal, assuma a condução. Traduzindo, é um novo mercado de trabalho que se descortina a essas pessoas.

O veículo utiliza a base da linha Daily Minibus e incorpora um dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido pela empresa Elevittá, que projeta a poltrona do motorista para o lado de fora do veículo e retorna para a posição em frente à direção. Soma-se a esse projeto os desenvolvimentos da empresa Kivi Brasil, filial da empresa italiana Kivi Srl, fabricante de dispositivos auxiliares de condução para pessoas com deficiência.

Prata da casa

Com produção na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, o Daily Life tem capacidade para até 18 pessoas incluindo três passageiros com mobilidade reduzida, além do motorista que também pode ser cadeirante. Lá, os modelos são desenvolvidos e testados no campo de provas para assegurar que o cliente terá em mãos vans, micro-ônibus e chassis de ônibus prontos para qualquer demanda do transporte de passageiros.

“Esse é um veículo que realmente qualquer um pode dirigir. Um conjunto confiável, que proporciona rentabilidade ao operador, e componentes que promovem inclusão de passageiros e motoristas, essa é a receita para nos posicionarmos entre os principais players do setor no país”, afirma Gustavo Serizawa, gerente de marketing da Iveco Bus.

Daily Minibus tem proposta voltada para a inclusão

Outro produto de destaque da Iveco Bus, o Daily Minibus está disponível nas versões para fretamento e turismo, que podem levar 15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo, ideais para o transporte municipal e intermunicipal.

Os modelos também são oferecidos nas versões Elevittá, com acessibilidade para até três cadeirantes ou passageiros com mobilidade reduzida, sem alterar a capacidade total de passageiros. O Minibus vem com ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, freios ABS, airbag frontal, trio elétrico e teto alto.

O bagageiro traseiro, disponível na versão turismo, proporciona grande capacidade de bagagem, tornando o veículo flexível para operações de fretamento durante a semana e turismo aos finais de semana. Além disso, possui espaço que permite o transporte de bengalas, muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas.

Ideias desenvolvidas em parceria com a UFMG

Na busca de propostas para um amanhã com mais mobilidade e acesso, a Iveco Bus se alinha a parceiros com alto teor de informação e conhecimento, como os alunos do curso de design da UFMG, que encabeçaram o workshop “Próxima Parada 2030: o Futuro já Começou”. O objetivo é desenvolver modelos para otimizar ou criar soluções para o acesso aos usuários de veículos de transporte público coletivo, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. “Sob uma abordagem sustentável, relacionada ao bem-estar dos usuários, observamos a necessidade do desenvolvimento de novas exigências que atendam uma população cada vez mais idosa e com indivíduos que possuem dificuldades de locomoção”, avalia Gustavo Serizawa, da Iveco Bus.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA