Cordisburgo reuniu autoridades para discutir sobre Segurança Pública

Foto: Lucas Gustavo

Cordisburgo recebeu nesta quarta-feira o Encontro Municipal de Segurança Pública. O evento aconteceu no auditório do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Lazer.

As autoridades que estiveram presentes foram José Maurício Gomes -Prefeito de Cordisburgo, Cel. Charles Generoso Baracho – Cmte da 19ª Região Militar da PMMG, Douglas Melo – Deputado Estadual, Drª Marisa Andrade – Delegada Regional de Polícia Civil de Sete Lagoas-MG, Dr. Arlen Peterson – Delegado da Polícia Civil de Cordisburgo, 1º Tenente Wanderson Martins Moura – Cmte da 168ª Cia – PMMG – Paraopeba e Sgtº Marco Antonio da Silva – Chefe do Destacamento da PMMG – Cordisburgo, além do Presidente da Câmara Ney Freitas e o Secretário de Educação Antônio Luiz de Souza.

O Deputado Douglas Melo discursou dizendo que a escola tem o papel de ensinar, mas que o papel de educar é da família, solicitando ainda mudanças no código penal brasileiro.

O Comandante da 19ª RISP, Cel. Charles Baracho disse que o cenário da região é de redução de ocorrências policiais, ressaltando que para melhorar a segurança pública é preciso uma profunda mudança na legislação e anunciou o envio de mais um policial para Cordisburgo, destacando que o efetivo da cidade que até pouco tempo era de 5 PM’s, passa agora a ser de 9, tendo como meta atingir um efetivo mínimo de 12 militares em 2018.

O Comandante da 168ª Cia – PMMG, Ten. Wanderson Martins, apresentou os números de crimes da cidade em 2017, comparando-os com 2016.

O número de furtos na cidade em 2016 foi de 86, em 2017 caiu para 72 furtos, uma queda de quase 17%.

Em 2016 a cidade teve 08 roubos, e em 2017 o número de 06, destacando-se a ocorrida na Fazenda do Sr. Alberto Ramos, que contou com uma rápida resposta do policiamento que realizou a prisão de 04 pessoas e tendo somente 2 foragidos, mas já com mandado de prisão expedidos.

Em 2017 aconteceram 02 tentativas de homicídio e 01 consumado, todos eles fruto de violência doméstica com arma branca, tendo tido a redução de 1 crime em relação a 2016.

Houve também o aumento de 17% na apreensão de arma de fogo – 9 em 2017 e 6 em 2016. Quanto às prisões, já aconteceram 107 em 2017, enquanto no último ano foram 84.

No aspecto de estupro de vulnerável, houveram 2 registros em ambos os anos.

Drª Marisa Andrade, Delegada Regional, destacou que a Polícia Civil tem se empenhado em garantir o melhor trabalho, mas o número de pessoal encontra-se defasado em todas as carreiras, dificultando as ações. Destacou ainda o comprometimento e o excelente trabalho dos funcionários de Cordisburgo – Del. Arlem, Escrivão Hebert e Investigador Nelinho e disse que tem expectativa de receber novos policiais civis e direcionar para a cidade.

O Delegado de Cordisburgo, Dr. Arlen Peterson disse que ama Cordisburgo e falou não pretender sair da cidade até o fim de sua carreira. Esta é a segunda passagem dele por Cordisburgo. Em sua primeira passagem, encontrando uma situação caótica, com afastamento da Polícia com a sociedade, legislativo e executivo, dizendo ter produzido em um ano e meio o que não foi produzido em 10 anos.

Destacou que todas as ocorrências são investigadas em até dois dias e ainda os desafios com a estrada para Curvelo, que embora irá trazer progresso para o comércio, também irá dificultar o controle da segurança pública.

Quanto ao aeroporto de Cordisburgo que se encontra em construção, já há investigações que apontam que quadrilhas já arquitetam utilizá-lo como um dos locais de pouso para o tráfico de drogas vindas do Paraguai. Solicitou ainda, um posto da Polícia Rodoviária Estadual na cidade para a manutenção da ordem.

O delegado ainda narrou que só em Cordisburgo há mais de 20 pedidos de prisão no fórum que ainda não tiveram resposta, solicitando ações do judiciário que possui muitos trabalhos parados e que contribui para a demora na expedição de mandados.

Sugeriu, junto ao executivo local a criação de instrumentos para o aumento da segurança como a criação de um Comitê de ações com cada povoado, criando assim uma rede de atuação na zona rural, além de reinstalar o posto de policiamento integrado em Lagoa Bonita. Solicitou ainda a criação de um Comitê Municipal de Segurança Urbana e a instalação de câmeras de monitoramento na cidade.

Destacou que a criminalidade tem diminuído mas a sensação de insegurança ainda é grande.

O vereador Ney solicitou a instalação de olho vivo para monitoramento das saídas da cidade e elogiou as ações do policiamento na cidade, destacando as s operação acontecida no Carnaval.

O Prefeito José Maurício destacou a o bom trabalho praticado pela Polícia na cidade e colocou a Prefeitura a disposição para apoiar com o necessário.

Representantes da público também participaram. Juarez, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais questionou sobre a liberação do porte de armas no meio rural; o produtor rural Joel solicitou uma nova viatura para patrulhamento rural. Telma Rodrigues, representante do Sindicato dos Produtores Rurais destacou a Rede de Produtores Protegidos e solicitou maior aproximação da PM com a escola.

O vereador Paulo Gordo, parabenizou o Comandante Marco Antônio e equipe pelo trabalho prestado em Cordisburgo e região e disse que o trabalho depende da participação da população ajudando a PM. O também vereador Péricles parabenizou pela ação e a Presidente do Conselho Tutelar, Enir Liboreiro solicitou melhoria na iluminação pública.

Por fim, o deputado Douglas Melo fez compromisso de enviar emenda parlamentar para a instalação das câmeras de segurança na cidade e que também vai destinar emenda para a aquisição de uma viatura para a Polícia Civil e que tentará junto no comando da PM em Belo Horizonte a instalação de uma patrulha rural, além de marcar uma reunião no SETOP para verificar o andamento da privatização das rodovias da cidade.

A audiência pública foi muito proveitosa para a cidade, podendo apresentar as demandas e ficar a par das informações da segurança pública cordisburguense. Somente com a participação e ajuda constante da população é que teremos uma segurança pública cada vez melhor!

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA