Inscrições abertas para a 2ª edição do Programa Meu Primeiro Negócio

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Sedectes), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), utilizando metodologia da ong internacional Júnior Achievement, lançou o edital de seleção para a 2ª edição do Programa Meu Primeiro Negócio.

A chamada vai selecionar até 650 escolas públicas de Minas Gerais, que tenham interesse em executar, como atividade extracurricular, no contraturno escolar, as ações de formação empreendedora para estudantes do ensino médio durante 2018. O Programa é executado em parceria com a Junior Achievement a partir do programa Miniempresa. A metodologia utilizada vai se basear no método “aprender fazendo”, na qual jovens vão poder experimentar práticas em negócios, economia, gestão e operacionalização de empresas durante 12 semanas.

Cada escola selecionada terá um projeto no Meu Primeiro Negócio. O grupo de até 40 alunos vai trabalhar de forma cooperativa, desenvolvendo um negócio, tendo a supervisão de voluntários e de um professor responsável, que terá remuneração extra pela Secretaria de Estado da Educação. As escolas estaduais interessadas devem se cadastrar por meio de formulário eletrônico. O edital e o link de inscrições podem ser encontrados no endereço www.meuprimeironegocio.mg.gov.br. O prazo de inscrição vai até às 23h59 de 11 de fevereiro de 2018.

Em Sete Lagoas

A cidade teve atuação de destaque na primeira edição do programa, com 17 escolas estaduais interessadas (3ª colocação no ranking de municípios mineiros interessados), das quais três foram selecionadas: Edith Furst (Eldorado e Barreiro), Professor João Fernandino Jr./Industrial (Boa Vista) e Ruth Brandão de Azeredo (Cidade de Deus). Uma das miniempresas criadas, a Team Jovens SA/E, conseguiu um lucro de R$ 1.100 com a venda de mais de 200 almofadas personalizadas. Todo o lucro foi doado à Vila Vicentina de Sete Lagoas.

A formatura das três turmas foi realizada na noite do dia 5 de dezembro, no auditório do Industrial, e contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Gutembergue Silva, do subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Lobato, e da subsecretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Elisa Costa, além de professores, diretores, voluntários e parentes dos 75 alunos formandos.

 

VIAAscom Meu Primeiro Negócio Sete Lagoas
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA