Palestra no bairro Cidade de Deus ensina crianças a prevenirem verminoses

Foto: Crianças aprendendo a higienizar as mãos corretamente.

No dia 29 de novembro, acadêmicos da Faculdade Ciências da Vida, orientados pela enfermeira Milene Silva Rodrigues, realizaram, na UBS Cidade de Deus, uma ação voltada para a higiene das crianças. A ação educativa acontece de três em três meses e, neste mês, abordou o tema “Verminoses”.

De acordo com o Ministério da Saúde, as verminoses são causadas por vermes parasitas que se alojam no organismo, podendo se instalar no intestino, fígado, pulmões e cérebro. A contaminação acontece por ingestão de água e alimentos infectados e também pode ser contraída por meio de feridas na pele.

Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náusea, vômito, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

As crianças são alvos fáceis para as verminoses, já que estão sempre expostas ao contato direto com o solo, pois se sujam em parquinhos, em tanques de areia, em campos abertos, e podem ingerir alimentos contaminados com mais facilidade.

Sabendo disto, a ação educativa teve como alvo as crianças da unidade, para ensinar a como prevenir as verminoses, com o objetivo de orientar as crianças para o autocuidado com seu corpo para reduzir os agravos à saúde.

A palestra foi ministrada de forma lúdica pelos acadêmicos da FCV, e abordaram temas fundamentais para manter uma boa qualidade de vida, ensinando sobre como lavar corretamente as mãos, como lavar os alimentos para o consumo, hábitos de higiene pessoal e cuidados com o corpo.

Para Milene Rodrigues, as crianças precisam dessas orientações para garantir a saúde. “A higiene corporal incluindo a higiene das mãos é de extrema importância para o combate às doenças parasitárias, e essa informação levada de maneira lúdica, cumpre um papel transformador na vida dessas crianças”, explicou a enfermeira.

A secretária de Saúde Vanessa Lopes acredita que ações como essa têm o poder de levar mais qualidade de vida não só às crianças, mas também às suas famílias. “As crianças têm um enorme potencial multiplicador da informação. O que aprendem na escola, ou em palestra como a promovida na UBS Cidade de Deus, levam para dentro de suas casas e esses bons hábitos são, naturalmente, absorvidos por toda a família”, afirma.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA