2ª edição do programa Meu Primeiro Negócio tem inscrições prorrogadas até 28 de fevereiro

Alunos participantes do Programa Meu Primeiro Negócio na Feira da Família, no Shopping Sete Lagas

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e a da Secretaria de Estado de Educação (SEE), está com as inscrições abertas para a 2ª edição do Programa Meu Primeiro Negócio. A chamada vai selecionar até 650 escolas públicas de Minas Gerais que tenham interesse em executar, como atividade extracurricular, no contraturno escolar, as ações de formação empreendedora para estudantes do ensino médio durante 2018, à exemplo do que foi realizado em 2017.

O Programa é executado em parceria com a Junior Achievement a partir do programa Miniempresa. A metodologia utilizada é baseada no método “aprender fazendo”, na qual jovens vão poder experimentar práticas em negócios, economia, gestão e operacionalização de empresas durante 12 semanas. Cada escola selecionada terá um projeto no Meu Primeiro Negócio. O grupo de até 40 alunos vai trabalhar de forma cooperativa, desenvolvendo um negócio.
Região
Na primeira edição do Programa, foram contempladas 120 escolas da rede estadual, das quais três em Sete Lagoas: Edith Furst, Professor João Fernandino Júnior e Ruth Brandão de Azeredo. Uma novidade desta segunda edição é que escolas de todas as cidades mineiras poderão participar. Na região, até o momento, já foram inscritas escolas dos municípios de Baldim,  Cachoeira da Prata, Inhaúma, Paraopeba, Prudente de Morais, com uma escola cada, e Sete Lagoas, com sete escolas já inscritas. Na região a iniciativa conta com o apoio do Santa Helena Valley (SHV), o ecossistema local de inovação e startups.
“Com o programa, aprendi que não é tão simples comandar uma empresa e que o trabalho em equipe é essencial”, destaca Jennifer Moreira Gonçalves, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo. Enquanto a miniempresa da Escola Estadual Edith Furst vendeu mais de 200 unidades de almofadas personalizadas, a Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior vendeu 50 carteiras mágicas, produzidas a partir de caixas de leite. “O programa me ajudou muito, pois pretendo abrir uma empresa futuramente, então, consegui aprender como faz para abrir e manter uma empresa, além de conhecer um pouco sobre cada setor que há nela”, diz Vinícius Leal Batista, aluno do 3º ano da escola.
Inscrições
As escolas interessadas em participar do Programa devem se cadastrar por meio de formulário eletrônico. O edital e o link de inscrições podem ser encontrados no endereço www.meuprimeironegocio.mg.gov.br. O prazo de inscrição vai até às 23h59 de 28 de fevereiro de 2018. O resultado final da seleção das escolas inscritas será publicado na página do Programa, no endereço eletrônico www.meuprimeironegocio.mg.gov.br, a partir do dia 01 de março de 2018.
Voluntários
Ainda continuam abertas as inscrições para voluntários que queiram atuar na iniciativa. Para participar, basta que o interessado preencha o formulário disponível em www.meuprimeironegocio.mg.gov.br com seus dados pessoais. É necessário ter mais de 18 anos; ter experiências profissionais e/ou acadêmicas preferencialmente correlacionadas às áreas de finanças, negócios, marketing, recursos humanos e produção; identificar-se com iniciativas empreendedoras e com os objetivos do Programa; e ter habilidade para trabalhar com adolescentes e jovens em diferentes ambientes sociais.
VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA