Sobe cobertura vacinal contra Febre Amarela em Sete Lagoas

A Prefeitura de Sete Lagoas anunciou que, diante do intenso trabalho realizado nas últimas semanas, em razão do risco oferecido pela Febre Amarela, a cobertura vacinal na cidade subiu para 82,07%.

Até o fim de 2017, o índice era de 79,58%. Neste ano, no entanto, desde que a Secretaria de Estado da Saúde alertou para o risco de uma epidemia da doença, a Prefeitura intensificou as ações para proteger a população e evitar a contaminação de humanos pela Febre Amarela. Entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro, foram aplicadas 9.916 doses da vacina em Sete Lagoas.

Os trabalhos tiveram início, a princípio, na zona rural. Isso porque, de acordo com a SES/MG, o risco maior de contaminação é entre homens, acima de 25 anos, residentes principalmente em áreas de mata. “Além de montarmos uma estrutura para vacinar a população rural nos fins de semana, a Prefeitura também se organizou para levar a vacina de casa em casa nessas regiões. Os postos da cidade estão abastecidos com a vacina contra a Febre Amarela e as ações de bloqueio, realizadas onde houve notificação de macacos mortos, também contribuíram para o aumento na cobertura vacinal em Sete Lagoas”, explica a superintendente de Vigilância Epidemiológica Sueli Lacerda.
Na semana passada, moradores do entorno da Serra de Santa Helena foram visitados por equipes da Secretaria de Saúde, que conferiram os cartões de vacinação e imunizaram quem ainda não havia sido vacinado. No último sábado, 23 de março, também houve vacinação casa a casa na região do bairro Bouganville, onde um macaco foi encontrado morto. “Mesmo sem a confirmação de que esse animal foi vítima da Febre Amarela, as ações de bloqueio vacinal são realizadas”, explicou Sueli.

Nesta semana as equipes volantes estão imunizando moradores de rua. A ação teve início nos dias 25 e 26, no Centro POP. No dia 27, a vacina foi oferecida para assistidos pelo Projeto Acolher e pela Casa e Passagem. No dia 28, as equipes voltam à região da Serra de Santa Helena para vacinar moradores de sítios, chácaras e fazendas.

A secretária de Saúde Vanessa Lopes afirma que a luta contra a Febre Amarela vai continuar. “Ainda não tivemos nenhum caso da doença registrado em humanos em Sete Lagoas. Mas para evitar que a doença chegue à cidade é importante que a população, que ainda não se vacinou, procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. Elevamos nossa cobertura vacinal, mas ainda estamos abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%”, disse.

A vacina contra a Febre Amarela é indicada para pessoas com mais de nove meses e menos de 60 anos de vida. Gestantes, bebês de até nove meses, pessoas com doenças que comprometem o sistema imunológico, e idosos somente devem ser vacinados se houver recomendação e autorização médica.

Em Sete Lagoas, a vacina está disponível nos 18 postos que possuem sala de vacinação. Confira abaixo os endereços:

 

Unidades de Saúde com sala de imunização – Sete Lagoas

Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h00

Centro de Saúde Santa Luzia – Endereço: Rua Jovelino Lanza, 1200, Jardim Arizona

Centro de Saúde Orozimbo Macedo – Endereço: Rua Cuba, 524, Orozimbo Macedo.

Centro de Saúde Manoa – Endereço: R. Gerânio, 381, Manoa.

Centro de Saúde Santo Antônio – Endereço: R. Dr. João Batista, 1.327, Santo Antônio.

Centro de Saúde Várzea  – Endereço: Rua Manoel Corrêa da Cunha, 267, Várzea.

Centro de Saúde São João – Endereço: Rua Wenceslau Braz, 470, São João.

Centro de Saúde Montreal – Endereço: Rua das Avencas, 521, Montreal.

Centro de Saúde Progresso – Endereço: Rua Rio Pará, 716, Progresso.

ESF Esperança – Endereço: Rua Jerusalém, 126, Esperança.

ESF Alvorada – Endereço: Rua Mário Reis, 84, Alvorada.

ESF CDI – Endereço: R. Expedicionário Leofredo Gaspar, 534, Bairro das Indústrias.

ESF Eldorado – Endereço: Rua Afonso Viana de Paula, S/N, Eldorado.

ESF Barreiro – Endereço: Av. Minas Gerais, 46, Barreiro.

ESF Fazenda Velha – Endereço: Rua José Fonseca Pires, 401, Fazenda Velha.

ESF Catarina – Endereço: R. Santos Reis, 238, Catarina.

UBS Luxemburgo – Endereço: R. Itambacuri, 182, Luxemburgo.

UBS Cidade de Deus – Endereço: R. Prefeito Euro Andrade, 41, Cidade de Deus.

UBS Belo Vale – Endereço: Rua Oscar Padilha, 635, Belo Vale.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA