Vigilância Sanitária participou de conferência nacional

A Vigilância Sanitária de Sete Lagoas (VISA) participou da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (ICNVS).

O evento contou com aproximadamente 1600 pessoas que representavam todos os estados do país, divididos nos seguimentos de usuários, trabalhadores e gestores. Vários palestrantes de diversas áreas, também estiveram presentes e discutiram sobre diferentes assuntos, entre eles se destacaram Jarbas Barbosa, presidente do Ministério Público Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Élida Graziane, procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Noberto Rech, professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Aldo Rebelo, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Representando Sete Lagoas, esteve presente Cirilo Fonseca Carvalho, Fiscal Sanitário da Vigilância Sanitária, e Alefe Luíz Gonçalves Rabelo, Técnico de Enfermagem do PA Belo Vale. “Foi uma experiência excelente, por ter a oportunidade de discutir questões envolvidas sobre a vigilância em saúde com pessoas que representavam o Brasil inteiro”, disse Cirilo.

Durante o evento, foram divididos grupos para discutir propostas aprovadas em plenária em níveis estaduais. Destaque para a proposta que se originou na Conferência Municipal de Sete Lagoas que foi aglutinada com propostas de outros quatro estados, a garantir o acesso da população às informações em saúde, publicando boletins informativos com dados epidemiológicos e sanitários e foi aprovada com mais de 70% das votações.

Segundo Alefe e Cirilo, a realização da ICNVS é fundamental para que os problemas e barreiras encontradas possam ser superados, e foi um evento histórico na busca de melhorias dentro do SUS em geral.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA