Abolição da Escravatura foi tema de debates e apresentações no Casarão

O processo de abolição da escravatura no Pais foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888. O Projeto de Lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atua Câmara dos Deputados, pelo ministro da Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, em 8 de maio de 1888. Foi votado e aprovada nos dias 9 e 10 de maio, na Câmara Geral.

Através da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, a prefeitura municipal de Sete Lagoas com total apoio do prefeito Leone Maciel Fonseca, realizou essa semana, dois dias muito intensos no Casarão, no sentido da informação e do fomento cultural, abordando o tema Abolição da Escravatura. Debates, troca de informações e visitações a pontos da cidade, visaram trazer as escolas para o Centro Cultural Nhô Quim Drummond, e apresentar o universo da abolição como apoio pedagógico e intercâmbio cultural.

Vários alunos das redes municipal e estadual de ensino estiveram envolvidos nos dois dias de evento que contou com palestras, apresentações teatrais e contação de história.

 

Exposição, palestras e apresentações.

 

Além da exposição com o tema (Re) existência – Não Sou Escravo de Nenhum Senhor que continua aberta ao público no Casarão, vários eventos foram realizados nos dias 14, 15 e 16 desse mês.

Carlos Warley Vieira de Castro o Saúva, Lorenzo de Paula e Paulinho do Boi abordaram o tema (Re) Existência – “Resistir e Existir”, tendo como público alvo alunos do Ensino Fundamental dois.

Fábio Brasileiro falou sobre “Militância Negra”, tendo como mediadores Tatiane Preta, Lorenzo Paula, Alexandre Pai de Santo, Raiane, Wilson Popó, Saúva e Tico.

Nana Andrade abordou o “Branqueamento da Raça” e Janice Lucena trouxe o tema “Beleza Negra Espaço Afro”.

O Grupo Teatral Negro e Atitude de Belo Horizonte apresentou o espetáculo Contação de História Griot. Aconteceram também apresentações de Capoeira, Guarda de Congo e do Coral Campanhã.

“Foram dois dias muito proveitosos, onde a mensagem alusiva a Abolição da Escravatura no Brasil foi bem passada e com certeza será bem difundida por esses alunos”, destacou Paulinho do Boi, um dos organizadores do projeto.

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA