Zacarias ganha musical em homenagem do grupo Ovorini Carpintaria Cênica

Fotos: Cláudio Henrique

Mais do que ser apenas mais um cover do eterno Trapalhão Zacarias, personagem do saudoso humorista sete-lagoano Mauro Faccio Gonçalves, falecido em 18 de março de 1990. Ronimax, ator integrante do grupo teatral Ovorini Carpintaria Cênica e da banda Rock Baby, estreia como diretor e produtor no espetáculo “Zacaria”, no próximo dia 27 de maio, às 20h, no anfiteatro do Casarão Nhô Quin Drummond (Praça Tiradentes, Centro, Sete Lagoas).

 

“É Zacaria assim, sem o ‘s’ mesmo. Bem mineiro”, brinca Ronimax. O sorriso do ator e diretor se vai e a expressão de seriedade vem ao falar do homenageado. “São mais de cinco anos de pesquisa, dentro de um processo do grupo que se estende até os dias atuais, mais intensivamente nestes últimos 16 meses”, conta Ronimax. No palco, dez atores e dois músicos se revezam para contar a história não só de Mauro Faccio, mas também de vários artistas que conviveram com o artista. “Entrávamos na sala de ensaio para aprofundarmos e tomarmos propriedade dessa história, do homem atrás do personagem. História essa que se mistura com Sete Lagoas”, lembra.

 

Ronimax justifica a homenagem. “Depois de um tempo representando o personagem, vi que infelizmente estávamos perdendo o Zaca. Não tínhamos mais o personagem, o cara que representava nossa cidade lá fora. As novas gerações já não reconhecem mais nosso trapalhão como um sete-lagoano”, lamenta. A seriedade, agora, dá lugar à tristeza quando lembra da falta de apoio financeiro para realizar o espetáculo. “Até o momento, quem está apoiando é a Rádio Santana FM, alguns brechós da cidade que doaram figurinos. Se fossemos fazer roupas da época, ficaria muito caro. O Ovorini também tinha algumas peças de outros espetáculos, o que facilitou bastante”, diz.

 

A falta de dinheiro, porém, não será impeditivo para a realização do sonho: homenagear o ídolo Mauro Faccio. “A família dele ficou muito emocionada quando soube da homenagem. A Vilma, a Marli, o José, irmãos do Mauro, e também a Vera, que faleceu ano passado, aprovaram de imediato. Inclusive a Vera também é homenageada no espetáculo. Eles devem estar presentes na estreia e tenho certeza de que irão curtir bastante”, espera Ronimax, que volta a sorrir contando os dias para a estreia. “Pretendemos circular o país todo com a homenagem. Algumas cidades, inclusive, já confirmaram”, comenta, sem entrar em detalhes.

 

Os ingressos antecipados por apenas R$ 15 estão à venda na loja Piuí Moda Infantil (Rua Nestor Fóscolo, 109, Centro) e na Expressar Dança e Pilates (Rua Tarcila do Santos, 250, Jardim Cambuí). A classificação é livre. Mais informações: (31) 99677-4720.

 

Elenco: Barbara Engiel, Gabriel Cordeiro, Julia Barbosa, Flávia Cruz, Glauco Luan, Valéria Dias, Glaucio Reginaldo, Rafa Martins e Nicole Fagundes.

Figurinos: Sérgio Luiz Coelho

Preparação Corporal: Marcos Miranda

Cenografia: Ronimax e Sérgio Coelho

Maquiagem: Flavia Cruz e Valéria Dias

Produção Gráfica: Julia Barbosa

Produção Executiva: Alex Fabiano

Pesquisa/Dramaturgia: Ronimax

Preparação musical e vocal: Ronimax

Direção: Ronimax

 

Sobre o Ovorini

O Ovorini Carpintaria Cênica é um coletivo de 13 atores que vem se tornando referência em Minas Gerais pelo processo de pesquisa no redimensionamento técnico e ético do ofício do ator, buscando um espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada um. Após quase sete anos de pesquisas iniciadas na oficina de Teatro do CAIC (Sete Lagoas-MG) em 2012, tornou-se conhecido em Minas Gerais e em outros estados desenvolvendo parcerias com vários grupos e companhias do Brasil e do Exterior. Criou 11 espetáculos, dos quais mantém quatro no repertório, atingindo vários públicos. O grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, acessórias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA