Nota Oficial – Prefeitura de Sete Lagoas se pronuncia sobre efeitos da greve de caminhoneiros

Foto: GoogleMaps

A Prefeitura de Sete Lagoas informa que a greve de caminhoneiros tem ocasionado impactos na cidade, mas a gestão tem se mobilizado para evitar grandes consequências para a população.

Algumas licitações tiveram que sofrer adiamento a pedido das empresas concorrentes que têm encontrado dificuldade para comparecer aos pregões.

As escolas municipais terão as aulas suspensas na próxima segunda-feira em função do atraso na entrega de insumos (alimentos e gás de cozinha) para a confecção da merenda escolar e pelo fato de a paralisação ter afetado o abastecimento de veículos, comprometendo também o transporte escolar.

Na Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), devido à baixa frequência de alunos na quinta-feira, Diretoria e Coordenação Pedagógica determinaram a suspensão das aulas nesta sexta-feira, 25 de maio. No entanto, a Prefeitura informa que o dia letivo será reposto em data futura para não prejudicar o currículo dos estudantes.

Praticamente todos os postos de combustíveis da cidade estão fechados desde a noite de quinta-feira, o que tem acarretado o racionamento de combustíveis por todo o setor de transportes da Prefeitura, principalmente pela Secretaria de Saúde, que determinou a suspensão de todos os transportes para priorizar o atendimento a Urgências e Emergências. Ainda assim, ambulâncias e veículos da SAMU correm o risco de ficar sem combustível.

Ainda na saúde, a paralisação está afetando a entrega de insumos, medicamentos e materiais de extrema necessidade prognóstica, diagnóstica e terapêutica, e apesar de haver estoque, não é descartada a possibilidade de desabastecimento desses insumos.

A Secretaria de Obras foi obrigada a paralisar alguns serviços. Todas as empreiteiras que estão em obras relatam dificuldades de continuar os serviços por falta de materiais. O serviço de tapa buraco deve ser paralisado até a próxima terça-feira, caso a situação não se normalize, em função de atraso na entrega de insumos. As manutenções em estradas vicinais em localidades próximas às rodovias estão temporariamente interrompidas por dificuldade de locomoção das máquinas e caminhões que realizam esses serviços.

No início dessa tarde, a Secretaria de Trânsito e Transporte Público se reuniu com a concessionáriaTuri e Cooperselta, representante dos permissionários, quando ficou definido que os horários do transporte coletivo sofrerão redução a partir deste sábado, 26. Nos horários de pico a circulação será maior, próxima da normalidade.

De forma preventiva, a Secretaria de Meio Ambiente se organizou para montar uma nova escala de recolhimento de lixo para não comprometer o serviço. Já o serviço de coleta do lixo hospital está paralisado, uma vez que a incineração é feita em Betim e a circulação dos caminhões que transportam a carga está sendo impedida.

Por fim, a Prefeitura definiu que na próxima segunda-feira, dia 28, fica decretado Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais. O decreto será publicado ainda nesta sexta-feira, 25. A medida, provocada pelo desabastecimento de combustível,visa otimizar o uso de combustível para garantir o atendimento em serviços considerados essenciais e emergenciais.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA