Proposta de lei do Vereador Milton Martins pede o uso de asfalto ecológico nas vias da cidade de Sete Lagoas

Na tarde desta última terça-feira (22), o vereador Milton Martins (PSC), apresentou na Câmara Municipal o anteprojeto de lei nº 380/2018 que dispõe sobre o uso de asfalto ecológico “asfalto de borracha”, nas obras públicas de pavimentação e recapeamento realizadas no município de sete lagoas e dá outras providências.

A proposta pede que em obras e serviços de asfaltamento, pavimentação e recapeamento das vias e logradouros, no âmbito do município de Sete Lagoas, seja priorizado o uso de “asfalto ecológico”, conhecido como “asfalto de borracha”.

Obtido a partir da combinação entre pó de borracha de pneus e ligante asfáltico, o asfalto ecológico é considerado uma boa alternativa para conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental. Trata-se de um produto classificado como sustentável, uma vez que contribui para a redução da utilização de matérias-primas não renováveis.

Esses pneus são triturados e, em seguida, o pó de borracha resultante é misturado ao ligante asfáltico. O resultado dessa mistura é aplicado nas ruas, avenidas e estradas.

No Brasil, este tipo de asfalto é utilizado em rodovias que ligam o litoral sul e o interior de São Paulo à capital. Em países mais desenvolvidos, como nos EUA, esta técnica é aplicada há mais de 30 anos.

Sobre este projeto, o vereador comentou:

_ Trata-se de mais um projeto meu voltado para a preservação do meio ambiente. A utilização do asfalto ecológico traz vantagens não apenas para o meio ambiente, mas para a qualidade das ruas asfaltadas. O asfalto ecológico também pode durar até 40% mais do que o asfalto normal, ou seja, é uma solução que pode garantir uma considerável economia aos cofres públicos e empresariais.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA