Primeira consulta ginecológica: quando ela deve ocorrer?

A ginecologia cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida. Segundo a médica Ana Cristina Corrêa, ao contrário do que muita gente pensa, o recomendado é que a primeira consulta ginecológica seja realizada antes da chegada da primeira menstruação.  “É importante que a adolescente se familiarize com a consulta ginecológica e comece uma relação de confiança com o médico escolhido para acompanhar sua vida”, comentou.

De acordo com a ginecologista, geralmente, quando aparecem os primeiros sinais da puberdade, como pubarca (aparecimento de pelos) ou telarca (crescimento das mamas), por volta dos 11 anos, é a hora de marcar a primeira consulta.  Habituar-se com a consulta ginecológica e construir um relacionamento de confiança com o médico escolhido. Para ela, a iniciativa pode ser dos pais, que devem estar sempre atentos aos sinais da puberdade e da vida social dos filhos. “Muitas vezes, quando a menina já iniciou um namoro, surge o interesse da primeira consulta. Nesses casos, é uma boa oportunidade para conversar com a filha e marcar a primeira consulta ginecológica.

A primeira consulta, segundo Ana Cristina, é de muita conversa e orientação. A médica ressalta as orientações sobre uma boa alimentação, a prática de exercício físico e bom sono durante a adolescência. “O hormônio do crescimento só é liberado quando está escuro. Então é importante acompanhar o ritmo de crescimento que reduz muito quando a menina menstrua”, informou.

O intuito é saber do estado geral de saúde da adolescente. “Geralmente pergunto à adolescente se ela quer o acompanhamento da mãe durante a consulta. É fundamental analisar o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundárias, principalmente mama e pelo e saber se já apareceu a primeira menstruação. A menarca se dá geralmente, 2 anos e meio depois do surgimento das mamas. Raramente examino. A primeira avaliação do colo do útero deve ocorrer após a primeira relação sexual. É importante pedir ultrassom para avaliar se útero e ovários estão compatíveis com a idade e se está tudo certo. Após isso, é possível examinar na segunda consulta, quando a paciente já está mais à vontade”, explicou.

A partir daí é aconselhável que a paciente realize pelo menos uma consulta por ano com o ginecologista, caso a saúde esteja em dia, uma vez que a especialidade tem um importante papel na prevenção e no tratamento de doenças.

É durante as consultas de rotina que o médico pode trabalhar na prevenção de doenças, realizando exames como o Papanicolau (exame que identifica câncer de colo de útero), Mamografia (exame que detecta câncer e nódulos nas mamas, solicitado a partir dos 40 anos, se não houver histórico familiar em mãe ou irmã) e exames ginecológicos gerais. É também durante as consultas de rotina que o ginecologista poderá avaliar e tratar desde problemas como cólicas menstruais até patologias como endometriose, infecções sexualmente transmissíveis, problemas relacionados com a sexualidade, entre outros. Além disso, é também o ginecologista que ajudará na escolha do melhor o método anticoncepcional de acordo com suas necessidades.

O ginecologista pode, desde à puberdade, atuar como um clínico, e, em uma relação de confiança, cuidar do estado de saúde geral da mulher. “É importante falar também sobre o cartão de vacinas. As pessoas geralmente só se preocupam com a vacinação das crianças. Tenho por hábito perguntar para todas as pacientes, independentemente da idade”, afirmou.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA