Vírus misterioso pode ter levado ao menos 40 pessoas a hospital

Vítimas apresentavam sintomas como febre, mal-estar e tosse; secretaria suspeita de parvovírus

Município possui cerca de 5.000 habitantes, segundo o IBGE

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) investiga qual enfermidade levou pelo menos 40 pessoas a procurarem atendimento médico em Entre Folhas, na Zona da Mata. Há cerca de um mês, pacientes apresentaram sintomas como manchas vermelhas pelo corpo, coriza, tosse, febre, mal-estar, coceira, entre outros.

Segundo o secretário municipal de Saúde da cidade, Antonio Vieira, 15 exames, que tiveram resultado apresentado nesta segunda-feira (13) pela Funed, descartaram o sarampo e a rubéola nos pacientes. A maior parte das vítimas é criança.

A Secretaria Municipal de Saúde de Entre Folhas investiga ainda a causa da morte de uma mulher de 42 anos. Ela faleceu há pouco mais de duas semanas, de acordo com Vieira. Não se sabe se a causa do óbito tem relação com o adoecimento dos demais enfermos. “Estão sendo pesquisados todos os tipos de doenças”, garantiu Vieira.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) informou que os sintomas apresentados pelos 40 pacientes levantam a suspeita de que a doença seja causada pelo parvovírus B19. A pasta informou que a infecção por esse tipo de vírus é conhecida como “Eritema Infeccioso”. A enfermidade pode ser confundida com sarampo já que um dos sintomas é o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

O parvovírus B19 pode ser transmitido por via respiratória e é mais comum em crianças. Em Entre Folhas, os pacientes supostamente infectados com o microrganismo são crianças de uma mesma creche ou pessoas próximas delas. “São alunos de uma creche que atende crianças de 1 a 5 anos. Há sete ou oito dias, a gente não registrou mais nenhum caso. Todos estão bem”, completou o secretário.

Em pessoas com comprometimento do sistema imunológico, o vírus pode acarretar anemia crônica. Além disso, pode haver complicações como artrites em adultos (principalmente mulheres) e queda temporária na taxa de hemoglobina. (Com Ígor Passarini)

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA