Senado: Rodrigo Pacheco e Carlos Viana são eleitos por Minas Gerais

Foto: Divulgação

Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PHS) foram eleitos senadores por Minas Gerais neste domingo (7). Com 97% das urnas apuradas, o advogado obteve 20,6% dos votos, enquanto o jornalista angariou 20,29%. O terceiro colocado foi Dinis Pinheiro, com 18,44% da preferência popular.

Os suplentes de Pacheco são o empresário Renzo Braz (PSDB) e a professora Ana Maria (PSDB).  Já os de Viana são são o advogado e ex-presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF) Castellar Modesto Guimarães Neto e o administrador de empresas Danilo Martins de Oliveira, ambos do PHS.

Virada

Desde o início da campanha, as pesquisas eleitorais colocavam Dilma Rousseff bem à frente dos concorrentes. Carlos Viana aparecia em segundo lugar.

Pacheco, que incialmente havia dito que se candidataria ao governo de Minas, chegou a ficar embolado com Viana e Dinis Pinheiro nas pesquisas, mas acabou levando a segunda vaga.

Histórico dos candidatos

Rodrigo Pacheco nasceu em Porto Velho (RO), em 1976, e foi criado em Passos, no Sul de Minas. Ainda jovem, mudou-se para Belo Horizonte, onde formou-se em direito pela PUC. Em 2012, foi eleito Conselheiro Federal da OAB por Minas Gerais, sendo o mais jovem advogado a integrar o Conselho. Tornou-se deputado federal pelo PMDB em 2014, com 92.743 mil votos. É e o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Neste ano, deixou o MDB e filiou-se ao DEM.

Carlos Viana nasceu em Braúnas, no Vale do Aço, tem 55 anos e é jornalista. Atualmente, apresenta os programas “MG Record”, na TV Record, e “Plantão da Cidade”, na Rádio Itatiaia. Em 1987, foi selecionado pela empresa Deutsche Lufthansa AG como representante brasileiro para desenvolver projetos de divulgação sobre a Alemanha em Minas. Também trabalhou na Rede Minas, TV Globo, TV Alterosa e no jornal “National – The Brazilian Newspaper”, nos Estados Unidos.

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA